O FIA World Endurance Championship (WEC) vai estar em terras do Algarve durante o próximo fim de semana. De 14 a 16 de abril, a montanha-russa algarvia (circuito de Portimão) vai ser palco escolhido para acolher as 6Horas de Portimão do maior campeonato de resistência.
Depois de em 2021 ter recebido uma corrida de oito horas, o evento de seis horas deste ano marcará o retorno da pista algarvia ao calendário de 2023 do FIA WEC.
A Cadillac Racing, a Ferrari AF Corse, a Porsche Penske Motorsport e a Floyd Vanwall Racing Team vão estrear-se no Hypercar na Europa, enquanto a Toyota Gazoo Racing e a Glickenhaus Racing já estiveram em terras lusas em 2021. De fato, a maioria das equipes e pilotos não é estranha ao circuito de 4.653 km, que tem sido um dos pilares do calendário da European Le Mans Series de há vários anos a esta parte para além de ser o local de escolha de alguns dos fabricantes de hipercarros para seus programas de testes. As alterações de elevação são uma característica fundamental do deste complexo construído em 2008. Uma volta no circuito faz com que os pilotos subam e desçam, antes de culminar num mergulho para a recta da meta.
Ao longo do caminho, os pilotos da Hypercar viajam com acelerador totalmente aberto por 48,5% de uma volta e mudam de velocidade 40 vezes durante cada volta do circuito, atingindo velocidades máximas superiores a 310 km/h.
Desportivamente, a Toyota começou sua campanha de defesa do título em alta em Sebring no mês passado, com um final de 1-2, mas a Ferrari, de regresso oficial a esta competição também apareceu em grande força tendo garantido a primeira pole da temporada. Ambos os fabricantes testaram no circuito, assim como a Peugeot. Este último dos três tentará recuperar após um início difícil em Sebring e espera se beneficiar do conhecimento das características do circuito. A Cadillac teve um forte desempenho em Sebring, mas sua V-Series.R ainda não rodou no asfalto europeu.
Quanto à estrela portuguesa, António Félix da Costa, vencedor do título na Fórmula E, retornará ao WEC na sua corrida em casa. O favorito dos fãs correu em Portimão em 2021, mas nessa ocasião a corrida decorreu à porta fechada, pelo que a edição deste ano será a primeira ocasião para o piloto de 31 anos correr na principal série de corridas de resistência do mundo perante o seu público ao volante de um Porsche.
Os outros rostos que se juntam na disputa de Portimão e que estavam ausentes na primeira rodada incluem Ben Hanley, que substituirá Filipe Albuquerque na condução do 22 da United Autosports, com Giedo Van der Garde entrando no lugar de Tom Blomqvist no carro irmão nº 23. A Prema Racing terá o piloto de F2 Juan Manuel Correa ao volante do Oreca nº 9 para Portimão no lugar de Andrea Caldarelli, enquanto Diego Alessi substitui o também italiano Stefano Costantini no nº 21 da AF Corse LMGTE Am. Finalmente, o No. 56 Project 1 – AO adicionou dois nomes locais para dirigir ao lado de Matteo Cairoli, já que os portugueses Miguel Pedro Ramos e Guilherme Moura de Oliveira estão listados para dirigir o Porsche 911 RSR – 19 na frente de sua torcida.
Carlos Costa CO 150 A