Roger Bastos manifestou-se contra as medidas tomadas pela AF Braga para a retoma dos campeonatos, cujo arranque está previsto para o dia 8 de Maio. Na entrevista à edição desta sexta-feira do Diário do Minho, o treinador do Vieira SC, disse que estaria a ser hipótrica se concordasse com esta fórmula que não prevê descidas de divisão.
«Na verdade, seria hipócrita se concordasse ou achasse justo os moldes desta retoma. Este campeonato deveria ser cancelado por toda a incerteza que paira no ar. Não há garantias de que daqui a uns dias tudo isto não volte a parar. E, independentemente da boa classificação do Vieira, a competição deveria terminar e ser retomada nos moldes normais. Não faz sentido nenhum atribuir um campeão ao fim da primeira volta. Como também não faz sentido – e ainda bem que a AF Braga optou por não atribuir descidas – alguém descer de divisão ao fim da primeira volta», justificou.
Roger Bastos sublinhou ainda que «não se podem atribuir culpas a ninguém». «Se não se consegue arranjar uma forma adequada de retomar as provas, não há outra forma de dizer isto: sou contra a decisão. Isto é desvirtuar um campeonato. Jogar por mais um mês ou dois não vale a pena. Quando houver condições, até porque estou esperançoso que com as vacinas possamos atingir a imunidade de grupo no verão, recomeçaríamos em agosto ou setembro», juntou.
No entanto, o treinador garantiu que Vieira SC vai preparar-se da melhor forma para o regresso à competição. «Vamos com o objectivo de entrar sempre para ganhar. O Vieira não é um clube frio, claro que tem saudades de competir, mas é preciso perceber o contexto. Certo é que vai respeitar, na íntegra, as regras quando nos autorizarem a treinar. Houve clubes que não as respeitaram, mas isso são actos que ficam à responsabilidade de cada um. Não há truques neste clube e nesta estrutura», atirou.
Com seis realizados até ao momento na Pró-Nacional da AF Braga, o Vieira soma 10 pontos e segue na terceira posição da série B, prova liderada pelo Joane (16 pontos).