«O balanço foi francamente positivo». É desta forma que Leonor Coelho, atleta de Amares que representa o SC Braga, comenta a sua participação no Campeonato da Europa de sub-20, em voleibol, que decorreu em Dublin, na Irlanda.
A atleta natural da Freguesia de Portela, que deu os primeiros passos na modalidade no projecto do Amares Volei, sai daquela que foi a primeira participação de Portugal na fase final do Europeu de sub-20 bastante satisfeita e com estatísticas que ficam para a história do voleibol, não só do Minho, mas a nível nacional.
«Este Verão estive presente em duas fases finais de Campeonatos da Europa (sub-20 e sub-22). Nunca nenhuma Selecção jovem portuguesa tinha marcado presença em torneios desta dimensão», contou Leonor Coelho, lembrando que «os apuramentos foram conseguidos directamente e algumas das melhores Seleções do Mundo tiveram de jogar nos limites» para conseguirem a vitória frente às portuguesas. «Fomos determinadas», juntou a atleta, que conseguiu números muito interessantes no Europeu
«As estatísticas, por serem dados orientadores, têm de ser contextualizadas com a realidade, que neste caso era de excelência. A interpretação dos números fica para mim… Não me fica bem publicamente dizer o que me vai na alma», referiu Leonor Coelho, adiantando que «agora o que interessa é que na próxima consiga melhorar estes números». «Acredito sempre que vai haver uma próxima vez», vincou.
Entusiamo com a renovação pelo SC Braga
Concluídas as fases finais dos Europeus, Leonor Coelho diz-se «totalmente focada» no SC Braga, que já retomou os trabalhos tendo em vista a época 2024/25.
A atleta vai para o sétimo ano no clube, o segundo como sénior, com a ambição de «ajudar a equipa a conseguir os melhores resultados possíveis».
Leonor Coelho, que viu a renovação do contrato confirmada depois do Europeu, garante que recebeu o convite para prolongar o vínculo «com satisfação». «No desporto, o reconhecimento é o nosso melhor troféu», garantiu, salientando «as condições oferecidas pelo SC Braga são incríveis a todos os níveis». «Sempre fui acarinhada», elogiou.
Quanto aos objectivos para a próxima época, «passam por estar ao nível das melhores» e considera que «as expectativas são animadoras para um campeonato que vai ser muito competitivo».
Sobre a equipa, a atleta amarense referiu que «sofreu muitas alterações» e que «agora é importante conseguir bons resultados rapidamente e apresentar qualidade de jogo». «Só assim podemos encher o nosso pavilhão e satisfazer as exigências do clube», disse.
Leonor Coelho salienta ainda que «a presença e o entusiasmo dos adeptos e sócios é fundamental para o êxito. Contamos com eles para nos ajudarem a atingir os nossos objectivos».
A atleta, de apenas 18 anos, é já dona de uma vasta experiência, tanto a nível de clube como de Selecção, mas, garante, ainda tem muito para aprender e ganhar.
«Para muitas pessoas a época passada foi a da minha afirmação. Quero consolidar e melhorar o meu jogo em todos os aspectos. Sei que é possível, e vou fazê-lo. Juntamente com as minhas colegas, vamos fazer uma grande época», garantiu.
——–
Nome: Leonor Coelho
Idade: 18
Profissão: Estudante
Ambições/Sonhos: Continuar a evoluir
Quem é Leonor Coelho?
Sou uma pessoa que gosta muito de jogar voleibol e estar com a minha família e amigos. Considero-me muito perfeccionista.
Como se define como pessoa e atleta?
Como alguém extremamente dedicado e que gosta muito do que faz.
Como ingressou no voleibol?
Por causa da minha irmã, que queria conhecer a modalidade e me incentivou a jogar.
Que idade tinha?
10 anos.
Quais os clubes que representou?
Amares Volei, Escola Lamaçães e SC Braga.
Quais as melhores experiências, as que mais a marcaram até ao momento?
Jogar pela Selecção Nacional e estrear-me pela equipa sénior do SC Braga.
Por Carla Noémia.