O GDR Esporões é outro dos clubes a mostrar a sua indignação com o arranque dos campeonatos distritais da AF Braga.
A Direcção do clube emitiu um comunicado mostrando-se bastante crítica quanto à forma como a AF Braga quer retomar os campeonatos distritais. A equipa bracarense diz que sem público nas bancadas é impossível começar.
«Esta pandemia que nos marcará para sempre, deve merecer a atenção de todos. Um passo errado poderá derrubar aquilo que foi construído com muito sacrifício e dedicação ao associativismo.
Portugal está a atravessar um dos momentos mais difíceis da história e o desporto amador está a sofrer danos gravíssimos na sua sustentabilidade. É altura de reflectir e pensar na segurança de todos e nas condições que cada um pode oferecer para garantir as mínimas exigidas condições», diz o clube, acrescentando que sem adeptos as receitas irão ser nulas.
«A diminuição de receitas de oriundas patrocinadores, quotas dos associados, bilheteiras e demais actividades desenvolvidas pelo clube, tendo em vista a sua sustentabilidade financeira; as condições exigidas pela direcção geral da saúde, não são exequíveis no contexto amador onde estamos inseridos, salvo raríssimas excepções; falta de segurança e confiança dos atletas e de toda a estrutura técnica e directiva que suportam a actividade desenvolvida», sublinha o clube, recordando que o número de casos positivos de Covide-19 é superior aos de Março.
«É legítimo e real afirmar que, se não existiam condições para terminar a época transacta, também nos parece óbvio que não existem condições para iniciar a próxima.
Recordamos que o número de casos de pessoas infectadas actualmente é superior aos números registados naqueles meses. O início das competições parece-nos precipitado, não sendo analisado o risco, nem tão pouco a estabilidade das associações.
Recordamos o exposto no comunicado oficial da Associação de Futebol de Braga n.o 439 de 30 de abril do corrente ano, que termina com a seguinte frase: “Não olhemos para o nosso umbigo, pensemos, antes, em todos”, finaliza o clube bracarense.