Dois históricos à procura da conquista de mais uma Taça AF Braga

O Vieira SC e o Santa Maria FC, dois clubes históricos e já com vários troféus no museu, discutem na próxima segunda-feira a edição deste ano da Taça AF Braga, numa partida marcada para as 17h30, em Vizela, integrada na Festa do Futebol Distrital.

Esta quinta-feira, na conferência de imprensa de antevisão do jogo, os presidentes e treinadores dos dois emblemas trocaram elogios e previram um jogo equilibrado e intenso, garantindo a vontade de terminar a época da melhor forma.

No caso do Santa Maria, o técnico Vítor Magalhães sublinhou o desejo de “proteger” o troféu, uma vez que a equipa barcelense é a atual detentora da Taça AF Braga, competição que já venceu por quatro vezes. “Acima de tudo, espero um jogo bastante positivo, mas duro para as duas equipas, que têm elementos muito fortes e que podem fazer a diferença”, apontou.

Deixando elogios ao adversário, uma equipa “muito bem orientada e com um bom processo de jogo”, o timoneiro do Santa Maria garantiu que a sua formação vai “tentar aprimorar” aquilo em que é melhor para poder levar de vencida o jogo perante um Vieira “à imagem do seu líder”, “sempre muito intenso e sem dar muito espaço ao adversário”.

Do lado do Vieira, que venceu a Taça AF Braga por seis vezes, o treinador Roger Bastos garantiu que a equipa “vai pôr a carne toda no assador” para erguer o troféu, prova em que o clube “apostou seriamente”. “Acredito que vai ser um excelente jogo, com muito fair-play. Penso que é um bom prémio para as duas equipas”, frisou.

Roger Bastos, que foi o treinador que levou o Vieira à última vitória na competição, deixou muitos elogios ao adversário, “uma equipa jovem, com valores, mas também experiência e referências”, mas garantiu que há “muita ambição” no seu grupo de trabalho para erguer o troféu. “Queremos voltar a dar ao nosso concelho um título muito almejado”, frisou.

  • DISCURSO DIRETO

Bruno Torres
Presidente Santa Maria

“Este é o maior evento da AF Braga e é uma grande alegria para o Santa Maria voltar a estar na final. Vamos tentar mais uma vez ganhar o troféu, porque é isso que alimenta os clubes. O campeonato acaba por ser positivo, apesar de termos ficado abaixo dos seis primeiros lugares, mas este é o rebuçado que queríamos para estar motivados. É importante ganhar para continuar este alento e alimentar o final da época. Vamos enfrentar um grande adversário, um grande clube, uma grande equipa e um grande treinador”.

 

Vítor Magalhães
Treinador Santa Maria

“Ganhar a Taça AF Braga é um objetivo desde o momento que iniciámos o percurso e os resultados foram aparecendo. Queremos proteger aquilo que nos pertence. Acima de tudo, espero um jogo bastante positivo, mas duro. O Vieira é uma equipa muito bem orientada, com bom processo de jogo. As equipas do mister Roger Bastos são sempre muito intensas e não deixam muito espaço ao adversário. Destaco a entrega dos atletas e a intensidade de jogo. É isso que vamos encontrar, uma equipa à imagem do seu líder”.

Pedro Araújo
Presidente Vieira

“A taça é sempre um objetivo para qualquer clube, é a prova rainha do futebol distrital, muito ambicionada. Temos seis taças no nosso museu, mas a ambição de conquistar mais. Esperamos um jogo muito disputado e com duas grandes equipas. Quando assumimos o Vieira há oito anos, numa altura em que ninguém o quis assumir, o clube estava completamente falido. Estar aqui e sentir a dinâmica, a força e a vontade do concelho de Vieira do Minho é muito bom. A principal vitória foi juntar o concelho em torno de um objetivo, recuperando a ligação que estava desavinda. Espero que a final seja uma excelente festa”.

 

Roger Bastos
Treinador Vieira

“A paz que fomos tendo na época desportiva deu-nos serenidade para apostarmos seriamente na taça. Isso foi bem visível nos últimos jogos, onde quisemos preparar o plantel todo para ter o andamento necessário. Sinto que está toda a gente preparada, todos em pé de igualdade. Acredito que vai ser um excelente jogo, com muito fair play, entre duas equipas que no ano passado se defrontaram nas meias-finais [com vitória do Santa Maria]. O futebol é o momento: há três ou quatro meses estávamos numa depressão tremenda e agora vamos lutar com um excelente adversário pela taça, que queremos levar para Vieira do Minho”.