O Governo vai apoiar o setor desportivo com 65 milhões de euros, dirigidos a clubes e federações, numa medida de combate à pandemia. «Trata-se de um apoio histórico e robusto, que ascende a 65 ME, para um setor de relevância social e económica muito significativa, que tem sido particularmente afetado pela pandemia», explicou o Ministério da Educação, em comunicado.
A ajuda será efetuada através do lançamento do fundo de apoio para a recuperação da actividade física e desportiva, num montante de 35 ME, e do programa Federações+Desportivas, «através de uma linha de crédito no montante global de 30 ME, dirigida a federações com estatuto de utilidade pública desportiva».
O primeiro, que «será dinamizado pelo IPDJ e dirigido aos clubes desportivos constituídos como associações sem fins lucrativos», será dividido entre três medidas, entre as quais se destaca a “Reativar o Desporto”, que disponibilizará um montante de 30 ME a fundo perdido para apoio direto a clubes desportivos no processo de retoma da atividade desportiva federada».
4 As outras duas medidas passam pelo reforço da edição do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas de 2021, para cinco ME, o que representa “uma dotação adicional de três ME.