Afonso Cainé é o capitão dos juniores do Este FC. O jogador da equipa bracarense diz que a equipa estava a atravessa um «bom momento» e ainda tinha uma palavra a dizer na disputa por um lugar de acesso à Divisão de Honra. O central, que também joga a médio defensivo, também não concorda com a reestruturação dos campeonatos e elogia a competitividade do campeonato. «Um dos mais competitivos em que joguei», confidenciou o atleta ao Desportivo.
Há quantos anos joga no Este FC?
Há quatro anos. Tenho jogado da central ou médio defensivo?
Satisfeito com as condições do clube?
Sim, desde o primeiro momento sempre me ajudaram em tudo e em termos de instalações são das melhores porque já passei.
Que avaliação faz da equipa no campeonato?
Penso que éramos das melhores equipas da nossa série, com a particularidade de sermos a equipa mais jovem, pois tínhamos apenas três jogadores de 2.º ano. Apesar do arranque do campeonato ter sido algo irregular, melhorámos bastante, de forma progressiva e estávamos bem posicionados para lutar pela subida de divisão.
Correu dentro do perspectivado ou ficou aquém das expectativas?
Quando parou o campeonato estávamos a cinco pontos do lugar de subida e o nosso próximo jogo seria contra a equipa que ocupava esse lugar, FC o Amares. Estávamos na luta. Esse sempre foi o objectivo. Queríamos levar de novo o Este à Honra.
- Celeirós, Dumiense e Lomarense
O campeonato foi competitivo?
Desde que jogo futebol nunca vi um campeonato tão competitivo como este, principalmente na luta pela subida. Haviam cinco equipas (retiro o Celeirós porque penso que iriam ser os campeões) a competir pelo outro lugar de acesso à Honra e nestes oito últimos jogos, onde essas equipas se iam defrontar, muita coisa podia mudar.
E quais as melhores equipas?
O campeonato estava recheado de grandes equipas, mas destaco três: Celeirós, Lomarense e Dumiense. O Celeirós por ter sido a melhor equipa, até à paragem do campeonato. Tinham um grande meio campo e um excelente ataque, iriam ser os campeões com naturalidade. O Lomarense por ser uma equipa bastante pragmática, com jogadores de muita qualidade, principalmente no meio campo. Por último, o Dumiense que estava muito bem orientado e praticavam um futebol bastante atractivo.
- Estão a deitar fora o trabalho de outras equipas
Como receberam a notícia da anulação dos campeonatos?
Num dia a seguir a um treino recebemos a notícia de que os campeonatos iriam ser suspensos por tempo indeterminado. O sentimento de toda a equipa foi de tristeza e frustração pois estávamos na melhor fase da nossa época e num lugar privilegiado para alcançar o nosso objectivo.
Que opinião tem sobre a reestruturação dos campeonatos?
Para mim não faz o mínimo sentido. Estão a deitar fora o trabalho que outras equipas tiveram ao longo da época com o objectivo de subir. Mais uma vez digo, enquanto houver pontos por disputar e lugares que se podem alterar estas decisões nem deviam ser discutidas.
A forma como os campeonatos serão feitos para a época seguinte só demonstra a forma como foi uma decisão precipitada e sem fundamento nenhum.
Qual o seu jogador preferido?
Leonel Messi
Porquê?
Penso que reúne todas as qualidades que um jogador precisa e em todas elas é o melhor. É o jogador que nos prende e nos faz realmente entender a beleza do futebol. Não há palavras para defini-lo sinceramente.
E o clube?
Sporting
Como tem sido este tempos de pandemia?
Não vou dizer que têm sido difíceis, pois sei que existem pessoas em muito pior situação. Mas claro que existe sempre aqueles momentos de aborrecimento, de querer fazer algo que não se pode.