O mais recente episódio em que um adepto benfiquista foi obrigado a tirar a camisola, não só gerou um coro de críticas e de pedidos de reflexões, como levou o presidente da Liga e o Secretário de Estado a virem a público pronunciar-se sobre o mesmo e a pedir para que se tomem medidas.
Creio que nenhum de nós quer que no futebol estes tipos de situações aconteçam. No entanto, estas são medidas tomadas pela Liga e, por isso, foram os próprios clubes que votaram e aprovaram as mesmas regras.
Os clubes, na sua maioria, atualmente não vendem diretamente bilhetes a visitantes e só vendem apenas para sócios, remetendo os restantes bilhetes, com a devida percentagem, para o clube visitante.
Gostava ainda de salientar que os próprios clubes emitem normativas com orientações para os seus adeptos sobre os comportamentos e circuitos a ter em conta nos dias de jogos. Cabe também aos adeptos terem o cuidado de se precaverem e se informarem sobre as mesmas normativas.
Se queremos um futebol mais inclusivo, temos também de começar a trabalhar na mudança de comportamentos e cumprimento das regras!
Melhor informação, mais transparência e maior fiscalização trazem maior segurança dentro e fora dos recintos desportivos!