Da liderança à formação de guarda-redes

A posição de guarda-redes é das que mais exige a nível de preparação técnica e mental. Exige um plano de formação bem mais abrangente e complexo!

Considero importante para um melhor desenvolvimento de um atleta que haja, além do treino prático, um acompanhamento de componente mental.

Sabemos que nesta posição só pode jogar um o que, do ponto de vista motivacional do próprio atleta, pode tornar-se mais difícil de lidar e de manter a segurança.

É importante que quem orienta os treinos saiba ter um bom espírito de liderança e saiba, acima de tudo, ter uma grande capacidade de diálogo e de compreensão!

Na maioria das vezes, deita-se facilmente as culpas para o guarda-redes.

Se é verdade que os guarda-redes cometem erros, também é verdade que os erros, na maioria das vezes, não são da responsabilidade do guarda-redes. São erros coletivos.

Outro aspeto importante sobre a forma de liderar, é o facto de, independentemente do resultado e de eventuais erros do guarda-redes, o treinador não o deve repreender publicamente e tão pouco deitar as culpas exclusivamente para o próprio guarda-redes.

Aquilo que se deseja é que o próprio treinador motive ao invés de deitar mais lume no ambiente e na consciência do atleta.

Os erros acontecem e devem ser analisados e corrigidos nos treinos!

Noutro aspeto, os treinadores devem ter especial atenção ao segundo e terceiro guarda-redes.

É importante que o treinador lhes transmita confiança e o papel importante que os mesmos podem e devem ter numa equipa mesmo não sendo a principal opção!

Uma boa liderança ajuda a complementar a confiança e a coesão de um atleta!

É importante haver um plano bem estruturado da liderança à formação!

Tópicos: