O Comité Olímpico de Portugal (COP) pediu firmeza e rapidez no anúncio de uma solução de adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, numa carta enviada ao presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.
Na missiva, o COP apela a uma decisão “firme” e que «rapidamente possa anunciar ao mundo uma solução de adiamento que tranquilize os atletas e as organizações desportivas», por forma a que os Jogos se realizem «em paz e segurança para todos», apesar da pandemia da Covid-19.
Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 estão agendados para 24 de Julho a 9 de Agosto, tendo ontem, pela primeira vez, o primeiro-ministro japonês, admitido que “poderá ser inevitável” adiar a competição, um dia depois de o COI ter prometido uma decisão em quatro semanas, excluindo um eventual cancelamento.
«Hoje, mais do que nunca na nossa história recente, impõem-se decisões firmes”, sublinha o COP, rejeitando “colocar a saúde e as vidas dos atletas em causa», numa luta que deve ser travada por todos, unidos e no mesmo sentido. Comité Olímpico de Portugal defende que os Jogos sejam adiados para 2021.