No próximo sábado, dia 27 de Abril, não será um dia como todos os outros na Freguesia de Figueiredo, em Braga. Será um dia especial em que 250 ‘petizes e traquinas’, com idades entre os 6 e os 9 anos, de uma dúzia de equipas de futebol minhotas, terão como ‘adversário principal’ os maus tratos e o abandono de animais. A ‘contenda solidária’ – Torneio Gomes da Silva / II Figas Cup –, terá lugar no relvado do Parque Desportivo D. Maria Emília Gil.
Organizado pelo Grupo Desportivo de Figueiredo e pela Junta de Freguesia de Figueiredo, o evento, de carácter lúdico, visa «proporcionar um dia de salutar convívio desportivo entre os pequenos atletas, numa lógica de promoção da prática desportiva como elemento catalizador da melhoria da saúde física e mental das crianças e de incentivo para uma cidadania activa e inclusiva», assinala Miguel Soares, presidente da Direcção do clube bracarense.
Daí que, reforça o dirigente, «a vertente solidária do torneio enquadra-se na prossecução desse objetivo de fundo, traduzindo-se este ano, e uma vez mais, numa grande ação de sensibilização contra os maus tratos e abandono de animais e em prol da adoção responsável junto dos mais novos e suas famílias – em parceria com o projeto Gato Francisco».
«Basta ver a alegria com que o fazem para percebermos que os ‘petizes e traquinas’ jogam contra a indiferença, não uns contra os outros, e isso tem um significado profundo e que os torna verdadeiramente campeões: o de que não há rivalidade que se sobreponha ao que todos nós temos de melhor e em comum, que é a nossa humanidade», enfatiza Cláudia Sousa, voluntária do Gato Francisco.
A também líder do projecto acredita que, aos poucos, a sociedade está a mudar e que actos de violência gratuita ou mesmo de indiferença perante o desespero dos animais são cada vez menos tolerados.
Adverte, contudo, que «o caminho a percorrer ainda é longo e que este só se faz caminhando, pelo que estas acções não resolvem o problema mas ajudam bastante a mudar mentalidades no que toca aos direitos dos animais, desde logo – através da recolha de ração e donativos – permitem ‘dar de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede’».
O Torneio Gomes da Silva – II Figas Cup conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga e da Associação de Futebol de Braga.
Nota. O projecto Gato Francisco – Natureza e Cultura é um projeto bracarense de voluntariado com valências na área da proteção animal (apenas de gatos), com uma intervenção que pretende importante ao nível da adoção responsável e da sensibilização e informação da população. No âmbito da sua atuação, já salvou e permitiu a adoção de mais de 200 animais. facebook.com/ogatofrancisco #gatofrancisco