Comunicação, liderança e proximidade

O sucesso de um projeto está também ligado a uma grande capacidade de dialogar e da eficácia para criar pontes entre as diversas partes envolvidas.

No desporto é fundamental haver uma estrutura de comunicação forte para que haja a construção de uma base de relação próxima e, com isso, fazes com que todos os elementos envolvidos se sintam integrados e se sintam valorizados.

Gerir e liderar um projeto implica saber gerir diferentes visões, formas de estar e requerer que quem esteja a liderar saiba ler os diferentes egos e, ao mesmo tempo, consiga tirar o melhor de cada elemento envolvido no processo.

A criação de proximidade consegue-se através de um diálogo simples, claro, genuíno e verdadeiro.

É fundamental que ao longo das várias etapas se estabeleçam metas e objetivos concretos para delinear um rumo e uma estratégia para levar o projeto mais longe possível e, mais importante que isso, de forma sustentada.

A implementação de objetivos fará com que a motivação de cada elemento se torne mais ambiciosa e comprometedora com o projeto em si.

No caso dos atletas, a colocação de objetivos a curto e médio prazo irá incutir no mesmo o sentido de responsabilidade, ambição e, principalmente, fará com que o próprio atleta tenha a perceção do seu real desenvolvimento.

Nos escalões mais baixos, a criação de dinâmicas lúdicas e vocacionadas para cada etapa de formação é fundamental para o desenvolvimento sustentável e para a criação de uma relação próxima entre o treinador e o atleta.

Há outros elementos que não se podem descuidar quando falamos em liderança e comunicação.

A forma como se comunica para o exterior é fundamental para qualquer estrutura captar apoios e, ao mesmo tempo, ganhar credibilidade e robustez nas mais diversas áreas em que esteja envolvida.

Em suma, uma boa e transparente comunicação fará com que as estruturas e os projetos se tornem credíveis e, ao mesmo tempo, mais sólidos e coesos.

Tópicos: