Uma boa parte dos clubes que lideram as classificações nos principais campeonatos das associações distritais subscreveram uma missiva enviada ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, em que apelam a que «proceda à homologação dos campeonatos com base nas classificações actuais».
No documento, assinado pelo Pevidém, líder do Pró Nacional da Associação de Futebol de Braga, e a que o Grupo Santiago teve acesso, pode ler-se que «os clubes em questão não têm arcabouço financeiro para suportar um arrastamento da situação actual e que qualquer possibilidade de terminar o campeonato até Agosto é irrealista para a nossa condição».
«O investimento feito pelos nossos clubes para almejar a subida ao Campeonato de Portugal não pode ser desculpa. Pois investimento não pode ser sinónimo de sucesso. Contudo, seria da maior injustiça não ter presente esse esforço e o respectivo sucesso efectivamente alcançado», ressalvam os clubes.
«Não pretendemos qualquer alteração aos quadros competitivos nem o prejuízo de qualquer dos nossos adversários. Apenas queremos o que nos parece da mais elementar justiça: o prémio da subida e o título de campeão. Mesmo que não haja aquele jogo, aquele golo, aquela explosão de alegria provocada pelo apito final da partida que decidiria o que todos almejam: ser campeão», acrescentaram.
O Pevidém lidera o campeonato da Pró-Nacional da AF Braga, com 58 pontos, mais quatro que o Brito, 2.º classificado, e sete que o Vilaverdense, que segue no 3.º lugar.