Chistian Merli e Pedro Salvador lideram ao fim do primeiro dia

Com a ausência de alguns dos habituais animadores, como Simone Faggiolli, Andrés Vilariño, Fausto Bormolini, entre outros, este sábado marcado pela disputa entusiástica entre Christian Merli, com o Osela FA 30 e Sébastien Petit, em Norma NP 01, primeiro e segundo classificados ao final do dia e depois da primeira subida oficial de prova.

Para além das silhuetas e protótipos, entre os carros convencionais, a contar também para o Campeonato da Europa, Karl Schagerl, com um Volkswagen Golf Rally (10º da geral) impôs-se ao espanhol José António Fombona (12º), em Audi RS5 DTM e aa amarantino Vítor Pascoal (13º) no Porsche GT3 Cup.

No que ao Campeonato Nacional de Montanha diz respeito, pode dizer-se que Pedro Salvador regressou, viu e venceu.

Salvador, depois de uma ausência da 41.ª Rampa da Falperra, impôs-se ao pelotão nacional, com Hélder Silva, em Osella PA 2000, na segunda posição, deixando o terceiro lugar para o bracarense José Correia, com o Norma M20 FC.

Entre as concorrentes femininas, as bracarenses Gabriela Correia, com o Mercedes AMG GT4 fez o melhor tempo, ficando Daniela Marques com o Subaru WRX. Sónia Pereira, em Seat Cupra ocupou a terceira posição.

Amanhã, segundo e último dia da prova, a rampa recomeça com as subidas que terão inicio pelas 9 horas.

O programa decorrerá até ao meio da tarde com a entrega de prémios a decorrer junto à Basílica do Sameiro, centro nevrálgico e operacional desta 41ª Rampa, organizada pelo Clube Automóvel do Minho.

Fotos e texto de Carlos Costa.