A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) visitou as instalações do Clube Desportivo de Ponte, providenciando formação a jovens atletas e respetivos pais e treinadores.
A visita insere-se no processo de certificação da formação do clube vimaranense, que na temporada passada foi reconhecida com 2 estrelas pela FPF.
«A certificação vem ao encontro das nossas práticas normais. As nossas ideias, implementadas no clube, enquadram-se perfeitamente naquilo que é pretendido através da certificação, por isso, para nós foi muito fácil a adaptação. Consideramos que este processo de certificação é imprescindível, não só para nós, mas também para os nossos adversários. Para nós é fundamental estarmos inseridos em campeonatos em que todos os nossos adversários estejam inseridos nestas boas práticas desportivas«, afirma Rui Tátá, diretor técnico do Departamento de Formação do CD Ponte.
O dirigente do emblema da vila de Ponte destaca ainda que o crescimento da formação do clube é «notória« e «ótima» para os miúdos: «Sentem-se mais capacitados para convidar amigos para virem para cá, uma vez que eles orgulham-se ainda mais deste emblema», conclui.
Por sua vez, Tiago Moura, coordenador do Processo de Certificação da AF Braga elogia a determinação e o progresso do Clube Desportivo de Ponte: «O clube está empenhado em subir mais degraus neste processo e nós procuramos, através da educação, trazer boas práticas para o jogo de futebol. Queremos acabar com este clima de ódio que se sente no futebol português. Procuramos transmitir os valores e a ética que os jovens jogadores, e os seus pais, devem ter. Outro dos objetivos passa por transmitir a importância do desporto na disseminação dos direitos humanos. Queremos que este seja um verdadeiro exemplo para a sociedade», explica.
A sessão de formação realizou-se no Auditório da Junta de Freguesia de Ponte e contou com a presença de vários atletas da Academia Pontefoot.