As Primeiras Pagaiadas referentes à época de 2021, que se vão disputar nos dias 11 e12 Setembro, vão ter como clube anfitrião o Gemeses. Uma decisão anunciada pela Federação Portuguesa de Canoagem (FPC).
De recordar que as provas da época 2020 foram todas realizadas na pista olímpica do Centro de Alto Rendimento de Montemor, sendo que este ano o campeonato nacional voltará a um circuito por cidades.
Uma notícia que foi bem acolhida por João Lopes, presidente do GCDR Gemeses. «Estes eventos são um verdadeiro motor para a economia local. Mediante o avanço do combate à pandemia poderemos ter um número maior de atletas ou não mas para os cafés, hotéis e comércio local é um evento muito importante», referiu o dirigente em declarações à FPC.
As primeiras pagaiadas são uma prova para atletas que estão na iniciação e apenas pode ser feita uma vez no percurso do atleta. Para o presidente do clube de Esposende esta escolha «resulta de uma selecção por concurso e é prova do trabalho de excelência e das condições privilegiadas para a prática da modalidade».
Já a pensar no evento e como potenciar a sua dinamização, até porque vai acontecer logo a seguir aos Jogos Olímpicos de Tóquio, o presidente do Gemeses prevê realizar outras actividades paralelas de modo a que seja uma verdadeira «semana da Canoagem».
Sem levantar o véu, João Lopes avança porém que «será preparado todo um cartaz cultural em paralelo de forma a que Esposende, o clube, a modalidade e os nossos patrocinadores levem ao país imagens do melhor que se faz a nível nacional».