Braga CUP com responsabilidade e compromisso com a educação infantil

 

Acabo de assistir de perto a mais uma edição do Torneio Internacional Braga CUP, como pai e até mesmo “repescado” como treinador. Os torneios de verão/férias escolares são fontes riquíssimas de aprendizagens pessoais, sociais e desportivas e por consequência deviam ser vistos como apostas de compromisso por todos os que assumiram previamente o compromisso de ali marcar presença.

Infelizmente, o grupo que acompanhei de perto, foi “vitima” de um desinteresse parcial, onde diversos intervenientes deixaram de vir e aparecer, deixando à mercê da competição e da ambição dos poucos que agarraram o seu compromisso com paixão, dedicação e compromisso o desenrolar dos acontecimentos.

Mas é sobre esses poucos, que quero evidenciar exemplos sustentados de valores adquiridos e consumados. De segunda a sábado, este grupo restrito de meninos que garantiram sempre o sete mínimo e a honorabilidade da camisola que vestiam, assim como os seus pais, com derrotas e vitórias nunca falharam, à hora lá estavam prontos.

Vestiram nos seis desafios a camisola do compromisso, da paixão com atitude e espírito de missão e portanto, foi no momento da cerimónia de entrega de prémios que vendo-os sem nenhum adulto disponível para os acompanhar ao “trono” da glória, que enquanto pai que os seguiu todos os dias, desci as escadas do Estádio 1.º de Maio e disse, “siga, venham comigo!”.

Juntos percorremos a pista do estádio em direção ao momento que os declarara “vencedores” do compromisso e da responsabilidade, com toda a honra e dignidade que merecem.

É necessário entender que a criança passa por fases de desenvolvimento, e cada uma delas é de extrema importância para a sua formação geral. O treinador, os pais e demais adultos que as acompanham precisam ter sensibilidade e perceção acerca do mundo infantil e suas singularidades.

Podemos afirmar então, que o período da infância é muito importante para o indivíduo. Segundo Piaget (1985), “educar é adaptar o indivíduo ao meio social ambiente”.

Compete à educação infantil, propiciar essa inter-relação da criança com o mundo, de maneira lúdica e prazerosa, de forma a possibilitar que esse equilíbrio seja desenvolvido por ela e cujas conquistas refletirão por toda sua vida. E nesta matéria os adultos não podem falhar.

Um clube que busca o diferencial, terá de levar sempre em conta as fases de desenvolvimento dos seus atletas. Por isso é muito importante que os pais, treinadores e demais responsáveis conheçam o ambiente em que colocarão seus “pimpolhos”, e não apareçam quando podem e quando querem, após assumirem compromissos com os demais colegas. Afinal, um clube de qualidade, transparecerá segurança, responsabilidade e compromisso com a educação.

Com esta dissertação, pretendo provocar uma reflexão construtiva, para atitudes futuras nesta matéria de responsabilidade e compromisso.

Eu fiz o meu papel, como pai e educador, e com grande orgulho guiei estes campeões ao seu momento merecido, por uma semana de entrega total onde colocaram, como referi, sempre na linha da frente, a responsabilidade, o compromisso e a paixão!