A Associação de Árbitros de Futebol de Braga (AAFB) emitiu esta quinta-feira um comunicado em que manifesta a sua «solidariedade e apoio» ao árbitro vimaranense Marco Teixeira, que foi alvo de duras críticas dos responsáveis do Pevidém SC, depois do jogo da 7ª jornada da Pró-Nacional frente ao Berço SC, disputado no sábado.
Considerando que as declarações «ultrapassam o limite do aceitável», sendo «extremamente graves», a AAFB entende que a reacção do clube vimaranense coloca em causa o «bom nome do árbitro do jogo, como de todos os árbitros».
«São afirmações bárbaras, injuriosas, ofensivas e atentatórias da dignidade, pelo que não as deixaremos sem a resposta adequada e nos locais próprios», frisa.
Na mesma nota, a Associação de Árbitros de Braga refere que este tipo de crítica «carrega um sentimento de má-fé para com o árbitro e com a arbitragem em geral, que a todos deve deixar perplexos, pois é inaceitável que as críticas ultrapassem as competências profissionais para a vida pessoal e privada do árbitro».
A AAFB apela a que o Conselho de Arbitragem e o Conselho de Disciplina da AF Braga «tomem as devidas diligências, de forma a punirem este tipo de ocorrências, e assim devolver a postura de respeito e “fair-play” que deve imperar no contexto desportivo».
Esta tomada de posição surge depois de o Pevidém SC ter publicado na sua página de “Facebook” um comunicado, assinado pelo presidente da Direcção, em que tece duras críticas ao árbitro Marco Teixeira.
«De duas uma: ou Marco Teixeira odeia o Pevidém SC, ou ama o Berço SC. Ambas situações são legítimas e próprias do ser humano. Mas também demonstra a inaptidão do sujeito para a prática tão importante da arbitragem», pode ler-se no comunicado emitido pelo clube.