Aposta na formação para criar mais campeões

O GD Prado Taekwondo continua a afirmar-se como um dos melhores clubes da modalidade em Portugal. Ano após ano, vai deixado a sua marca nos vários torneios em que participa com a conquista de títulos regionais e nacionais, como é o caso de Lourenço Silva, tricampeão nacional na categoria de juniores, Mara Gomes, campeã regional e vice-campeã nacional, e Nuno Bastos, vice-campeão nacional.

«Foi uma época francamente positiva, com a participação em várias competições com bons resultados em termos nacionais e regionais. Tivemos um campeão nacional pela terceira vez consecutiva e dois vice-campeões nacionais. Tivemos ainda mais alguns terceiros lugares», contou ao nosso jornal Tiago Silva.

«Temos feito uma aposta na equipa de taekwondo de combates, mas também na vertente de técnica, mais virada para formas de apresentação. Há uma avaliação diferente, há um júri, não há um combate propriamente dito contra outro adversário. São duas modalidades muito distintas dentro do próprio taekwondo», juntou o treinador, que também já foi atleta do clube.

«Esta época, estávamos com as inscrições quase limitadas, atendendo ao próprio espaço. Temos duas turmas com 20 atletas cada uma. Estamos a fazer vários treinos semanais para conseguir conjugar as diferentes vertentes dos nossos atletas. Temos vertentes de competição e de formação.  É o nosso limite devido à falta de espaço. Vamos ter também um novo tartan para treinar», revelou.

 

Aposta na formação
Tiago Silva sublinhou ainda que o clube tem feito uma aposta progressiva na formação para cativar mais atletas para o taekwondo. «Temos um número cada vez maior de atletas mais novos a ganhar princípios do taekwondo, de artes marciais. Mas também princípios que os vão preparar para a vertente de competição e humana, para a escola, para tudo o que está ligado à sua própria vida. O taekwondo é mais do que um desporto. Sendo uma arte marcial, há princípios de respeito, educação, auto-controlo, gestão e de esforço físico. Tudo isso é muito importante, sobretudo nos miúdos. Vivemos numa sociedade cada vez mais afectada pelas novas tecnologias», expôs.

Nova época
Depois de uma época desgastante, os atletas vão descansar no mês de Agosto para voltarem aos treinos no início de Setembro. Tiago Silva diz que o clube quer manter o nível competitivo e, se possível, alargar o leque de competições. «A nossa ideia é manter este nível de excelência nas provas nacionais, com a conquista de títulos e, quem sabe, participar em Europeus ou Mundiais. No caso dos atletas de competição, queremos naturalmente tentar chegar o mais longe possível, ou seja, ser campeões nacionais», apontou.

«Acho que a mentalidade em Portugal está a mudar um pouco. As pessoas começam a olhar para outras modalidades com outros olhos. E isso é bom. Pelo menos nós, esta época, crescemos muito. Até tivemos de recusar alguns atletas em determinadas fases da época, porque estávamos mesmo com as turmas muito cheias. Agora estamos a criar mais turmas para conseguir ter mais atletas», disse Tiago Silva, que agradeceu os apoios que o clube tem tido dos patrocinadores, nomeadamente do Município de Vila Verde, da Junta de Freguesia da Vila de Prado e da Junta de Merelim São Paio, ao longo dos anos.