Marquinho é um dos jogadores mais dotados do campeonato da Pró-Nacional. Aos 33 anos, o jogador, natural de Moreira de Cónegos, Guimarães, está a cumprir a sexta época no Santa Eulália. O avançado fala de uma época «atípica», com três treinadores e onde os resultados desportivos não foram os mais desejados. No entanto, sublinha que a equipa ia acabar por conseguir a manutenção. Marquinho elegeu ainda o Pevidém como a melhor equipa do campeonato e Rafa, guarda-redes do Ribeirão, como o melhor jogador.
Como é que está a lidar com esta situação?
Não tem sido fácil, porque não podemos fazer a nossa vida normal. Temos sempre a preocupação de proteger os nossos e tentar adivinhar como vai ser a nossa vida depois disto acabar.
O plantel do CCD Santa Eulália está bem?
Até agora ninguém teve qualquer problema.
E você está a trabalhar ou em quarentena?
Ainda estou a trabalhar.
Tem sido difícil este tempo sem futebol?
Tem sido difícil porque é o que mais gosto de fazer e quem gosta de futebol sente a sua falta.
As saudades já apertam?
As saudades já são muitas. Sinto falta de competir com os nossos adversários, sinto saudades dos meus colegas, das brincadeira que fazemos e das alegrias e tristezas que partilhamos juntos.
Este longo tempo de paragem pode prejudicar a planificação da próxima época?
Penso que sim. Os clubes neste momento não sabem com o que contar para a próxima época, nem nós sabemos. No entanto, todos juntos vamos conseguir que o arranque da próxima época corra na normalidade.
- «Podíamos e deveríamos ter feito melhor»
Que balanço faz da prestação da equipa no campeonato?
Não foi o que esperávamos. Tivemos três treinadores e isso não é fácil, mas além disso podíamos e deveríamos ter feito melhor.
E individualmente?
Até Novembro estava a ser uma época positiva, com 6 golos e algumas assistências, mas depois tive uma lesão. Estive dois meses parado, mas no geral acho que foi positiva.
Concorda com a medida tomada pela FP Futebol e seguida da AF Braga? Ou na sua opinião dos campeonatos deveriam ser concluídos?
Na minha opinião AF Braga tinha que tomar uma decisão, bem ou mal não me cabe a mim dizer. Qualquer que fosse a decisão ia sempre penalizar alguém. Acho que não havia condições para treinar o campeonato.
O Santa Eulália acaba por sair beneficiado ou prejudicado com esta decisão?
Acaba sempre por ser beneficiado porque não estávamos muito longe da linha de descida, mas acredito que não íamos descer de divisão.
- Pevidém e Rafa são os eleitos
Qual a melhor equipa do campeonato?
Para mim é o Pevidém
E o jogador?
É uma pergunta um pouco difícil de responder. Há alguns craques no nosso campeonato, mas vou eleger o Rafa, guarda-redes do Ribeirão, pelo que têm feito nos últimos dois anos na Pró-Nacional.
Para ano mais uma época no CCD Santa Eulália?
Ainda não pensei nisso e também ainda não falei com os responsáveis do clube.
O futebol vai mudar depois desta Pandemia?
Acho que nada vai ser igual mas gostava que as pessoas mudassem para melhor e isso também isso também se reflectisse no futebol.