O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, inaugurou este sábado a Casa do FC Porto em Amares, onde foi recebido por muitos portistas e sublinhou a importância destes espaços para promover o “encontro” de adeptos.
Antes da inauguração do espaço, na Rua Dr. Eduardo Gonçalves, em Ferreiros, o dirigente portista foi recebido na Câmara de Amares, num ato realizado pelo presidente da autarquia, Manuel Moreira, perante um salão nobre cheio.
O autarca, que confessou não ser adepto do FC Porto, apontou Pinto da Costa como uma “referência nacional e internacional”, uma “marca da descentralização”, que fez do emblema portista um “clube grande” a nível nacional e “de grande sucesso” no exterior.
“Isso é muito fruto do seu trabalho e do seu empenho. O senhor é uma referência em termos de entrega, paixão e dedicação”, elogiou Manuel Moreira, destacando a “presença em grande número” dos portistas de Amares na iniciativa.
O presidente da autarquia lembrou também o facto de o FC Amares ser uma das filiais do FC Porto e de ter contado, no arranque desta época, com o apoio dos portistas num jogo de angariação de fundos, tal como já tinha acontecido há várias décadas aquando da eletrificação do estádio.
PASSADO É MUSEU
Pinto da Costa mostrou-se “honrado” por inaugurar mais uma Casa do FC Porto, sublinhando que, ao longo dos anos, Amares tem-se assumido como “terra de muitos portistas”. “Fazia-me espécie como não tínhamos uma casa do FC Porto em Amares”, afirmou.
O dirigente portista elogiou a “determinação” do amarense Alfredo Vieira, que é o presidente da nova Casa do FC Porto, esperando que este seja um “ponto de encontro” de adeptos, desde logo os mais jovens.
“A razão de estar estes anos todos no FC Porto são os sócios e adeptos anónimos, são aqueles que vão para a Avenida dos Aliados festejar os títulos, é para vocês todos que continuo a lutar para o FC Porto ser motivo de muitas alegrias”, afirmou.
No discurso, muito aplaudido, Pinto da Costa apontou ainda ao futuro. “As vitórias passadas estão no museu. Queremos um futuro melhor, mesmo que o passado tenha sido bom”, concluiu.
A comitiva portista, que incluiu também o vice-presidente e ex-guarda-redes Vítor Baía, foi muito requisitada para fotografias e autógrafos, tendo depois seguido para um almoço num restaurante de Amares. A nova Casa do FC Porto de Amares foi apadrinhada pelo ex-dirigente portista Óscar Cruz.