A Direcção da Associação de Futebol de Braga vai reunir esta semana para elaborar as «medidas e propostas adequadas aos interesses do futebol distrital».
A associação bracarense diz que «tem seguido as orientações da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), no que diz respeito às decisões de conclusão das provas oficiais na época 2019/2020, bem como as respectivas implicações desportivas para a época 2020/2021».
Um cenário que sofreu alterações após a FPF ter indicado o Vizela e o Arouca, clubes do Campeonato de Portugal, para subir à II Liga.
Assim, os responsáveis da AF Braga vão reunir «para analisar toda a situação decorrente desta anormalidade que a todos apanhou desprevenidos e elaborar medidas e propostas adequadas, em função dos interesses do Futebol Distrital».
A subida do Vizela e Arouca à II Liga não implica a abertura de duas vagas naquele escalão, uma vez que nos planos da Liga de Portugal continua o cenário de duas despromoções ao terceiro escalão do futebol nacional.
Ou seja, apenas se não houver descidas da 2.ª Liga ao Campeonato de Portugal é que passam a existir duas vagas para preencher.
A primeira destina-se à Associação de Futebol do Porto, a maior do país, a segunda à Associação de Futebol de Braga, a segunda mais representativa.