O regresso da formação à competição deverá acontecer em meados de Maio, embora a AF Braga ainda não tenha bem definido os moldes como isso vai acontecer. Segundo, Manuel Machado está a ser feito um trabalho para que os escalões de infantis, iniciados, juvenis e juniores possam voltar a competir, mas apenas com uma equipa por clube, pois a competição deverá ter apenas a duração de mês e meio, com início a meados de Maio e fim na última semana de Junho.
“Vamos mandar para os clubes um memorando para perceberem se querem participar e em que escalões, mas só vamos admitir uma equipa por escalão de cada clube, porque o timing é muito curto, só teremos mês e meio de competição», disse o Presidente da AF Braga, em declarações à Rádio Vizela.
«Não vamos fazer um campeonato, o que vamos fazer é um género de torneio, temos estado a falar e poderá muito bem ser, o Torneio da Esperança, pois temos que dar uma esperança aos miúdos. Em cada escalão haverá um vencedor, que terá um prémio, no final», frisou, acrescentando que «tenho conhecimento de que alguns clubes querem participar, mas também sei que muitos vão fazer apenas treinos ou jogos-treino com outros clubes».
Par esses clubes, Manuel Machado deixa um aviso: «Isso já será uma atividade que cada clube terá que assumir, se não participarem terão que ser responsáveis pelos testes, pelos exames médicos e seguro. Nas nossas provas terão que cumprir as regras, que serão residuais, pois não vale a pena correr riscos», completou o líder da associação bracarense aos microfones da rádio vizelense.