A AF Braga esclareceu as dúvidas quanto às despromoções nas suas provas, de acordo com o Regulamento de Provas Oficiais.
No comunicado, a AF Braga lembra que o processo de «clubes promovidos e despromovidos no final de cada temporada desportiva está sempre dependente do número de clubes filiados nesta AF Braga despromovidos do Campeonato de Portugal».
E como nesta temporada (2023/24) apenas foi despromovido ao escalão Pró-Nacional o Ribeirão FC, «serão à mesma prova quatro clubes da Divisão de Honra, ou seja, os dois primeiros de cada uma das séries», pode ler-se.
Assim, FC Marinhas (série A) e Celoricense (Série B) já festejaram no final da jornada o seu regresso à principal divisão do futebol regional da AF Braga, estando as duas restantes vagas ainda a ser disputadas nestas últimas jornadas
Oito promovidos à Divisão de Honra
No que concerne às promoções para a Divisão de Honra serão oito os clubes contemplados, ou seja, os seis campeões das respetivas séries e os dois melhores segundos.
Neste momento, Abação, campeão da Série E, Este FC e Maximinense, como um dos melhores segundos tem a promoção garantida.
No comunicado, a AF Braga lembra também que o apuramento dos dois melhores segundo classificados será obtido «através do melhor coeficiente de pontuação em que são divididos o número de pontos pelo número de jogos realizados».
Da Pró-Nacional serão despromovidos à Divisão de Honra os quatro últimos classificados e da Divisão de Honra para a I caem os quatro últimos de casa série.