A Associação de Futebol de Braga apresentou uma participação ao Ministério Público para apuramento da prática de «eventuais actos ilícitos», praticados por agentes desportivos, que possam «colocar em causa a transparência e verdade desportiva nas competições distritais».
Num comunicado divulgado esta quinta-feira, o organismo liderado por Manuel Machado refere que «foram comunicados à Direcção da AF Braga factos que indiciam a prática de eventuais actos ilícitos, por intermédio de agentes desportivos, os quais, alegadamente, são susceptíveis de colocar em causa a transparência e verdade desportiva nas competições distritais».
«Atendendo à gravidade dos factos indiciados, e no intuito de que tudo seja devidamente apurado, quer os factos quer os seus autores, a Direcção da AF Braga já apresentou uma participação criminal junto do Ministério Público da Comarca de Braga, solicitando a abertura do competente inquérito», acrescenta.
A AF Braga refere também que solicitou ao Conselho de Justiça e ao Conselho de Disciplina a abertura de processos de averiguações.
«A Direcção da AF Braga assegura a todos os seus filiados que estará, como sempre, atenta a este tipo de fenómenos, e manterá uma estreita colaboração com o Ministério Público em tudo o que for solicitado por esta entidade», garante.
COMUNICADO NA ÍNTEGRA
«Através do presente comunicado oficial, informamos todos os clubes filiados que a Direção da AF Braga, no âmbito das competências conferidas pelos Estatutos, pelos regulamentos e na defesa da transparência, verdade desportiva e legítimos interesses dos clubes filiados, dos seus agentes desportivos, atletas e árbitros envolvidos nas competições oficiais organizadas por esta Associação, o seguinte:
1 – Foram comunicados à Direção da AF Braga factos que indiciam a prática de eventuais atos ilícitos, por intermédio de agentes desportivos, os quais, alegadamente, são suscetíveis de colocar em causa a transparência e verdade desportiva nas competições distritais;
2 – Atendendo à gravidade dos factos indiciados, e no intuito de que tudo seja devidamente apurado, quer os factos quer os seus autores, a Direção da AF Braga já apresentou uma participação criminal junto do Ministério Público da Comarca de Braga, solicitando a abertura do competente Inquérito.
3 – No mesmo sentido, a Direção da AF Braga, solicitou aos órgãos jurisdicionais competentes (Conselho de Justiça e Conselho de Disciplina), a abertura de processos de averiguações.
4- A Direção da AF Braga assegura a todos os seus filiados que estará, como sempre, atenta a este tipo de fenómenos, e manterá uma estreita colaboração com o Ministério Público em tudo o que for solicitado por esta entidade.
5- Por último, a Direção da AF Braga solicita a todos os seus filiados e agentes desportivos em geral que, caso disponham de informações sobre factos que possam indiciar a prática de atos que afetem a transparência e a verdade desportiva das competições, os comuniquem de imediato a esta Direção».