A AF Braga aprovo uma linha estratégica» e ainda um «plano de motivação para os escalões de formação, tendo em vista a participação de equipas dos vários escalões» em 2020/21, anunciou o associação bracarense em nota envia às redacções.
O plano consiste em proceder «à caracterização junto dos clubes da situação pós-Covid e quais as perspectivas de participação das suas equipas em 2020/2021», sendo que todos os departamentos da AF Braga vão participar nesta acções.
Depois deste “trabalho”, a AF Braga dará conhecimento das conclusões às câmaras municipais para «sensibilizar os técnicos destacados nos Agrupamentos Escolares».
As acções passam, ainda, «por sensibilizar os dirigentes dos clubes e outros responsáveis para que, dentro do possível, procedam às regras de higiene e segurança que vierem a ser implementadas pela DGS», junta a nota.
«Sensibilizar os dirigentes dos clubes para, junto dos pais dos atletas, demonstrar a importância da actividade física e desportiva no crescimento desportivo, humano e social, evitando que os jovens enveredem por “outros caminhos”», destaca a AF Braga, reforçando que, «não sendo possível prever qual a evolução da situação» provocada pela pandemia de Covid-19, devemos todos nós (Associação, clubes, etc.), «assim que for possível, iniciar a retoma da actividade, respeitando as recomendações das autoridades», finaliza a nota.
Importância da prática desportiva
«A actividade física e desportiva proporciona aos jovens uma condição física e mental saudável que prevalece ao longo da vida. O contacto social, cultural e humano são factores decisivos para fundamentar os ainda precários valores da ética, da tolerância e da solidariedade nos jovens. Para que estes valores voltem a ser desenvolvidos e melhorados, através das competições, cada um, e todos nós, temos a responsabilidade de observar e respeitar as regras da DGS», destaca, na nota da AF Braga, o líder da AF Braga, Manuel Machado