A ACD Serzedelo esclareceu hoje, em comunicado, o facto de não ter comparecido ao jogo da Taça da AF Braga com o Arsenal de Crespos, marcado para as 16h00 de Domingo, o mesmo dia que o clube ia inaugurar as obras realizadas no seu parque de jogos com a presença do Secretário de Estado do Desporto.
O presidente do Serzedelo, António Leitão, explicou as razões da ausência da sua equipa e lamentou a atitude do Arsenal de Crespos.
Comunicado na integra do Serzedelo
No final de agosto (ainda o sorteio da Taça era desconhecido) tentamos junto AF Braga adiar os três primeiros jogos, em virtude de as obras no nosso campo de jogos ainda não estarem concluídas. Felizmente que ficaram prontas a curto prazo.
Após o sorteio da taça, dia 7 de setembro, que ditou o jogo entre Arsenal de Crespos e o Serzedelo, contactei o presidente do Crespos para solicitar o adiamento do jogo, porque o campo de jogos estava em fase de conclusão e a equipa ainda não tinha efetuado qualquer treino. A resposta foi negativa. O jogo ficou então marcado para de setembro, às 16h00.
Acontece que o Município da Póvoa de Lanhoso inseriu a inauguração do relvado sintético do campo de jogos do Serzedelo nos festejos do dia do concelho, que era precisamente no mesmo dia do jogo da taça.
Mais uma vez contactei o presidente do Crespos para o informar que agora tínhamos um problema ainda mais grave: teríamos mesmo de adiar o jogo, pois a inauguração do relvado estava marcada para o mesmo dia, com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto. Mas mais uma vez a resposta foi negativa.
Alertamos então o Município para esta situação, que contatou a AF Braga e lhes comunicou que seria importante adiar o jogo, pois não fazia sentido inaugurar o relvado do campo sem a equipa do ACD Serzedelo presente.
Depois de pressionado pelo Presidente da AF Braga, o Crespos sempre arranjou uma data para o dia 26 de setembro, uma segunda-feira, às 20h30. Ora como é um dia de semana e os atletas são amadores, têm os seus empregos, muitos apenas chegam a casa por volta das 20h30.
Por isso, perguntamos se não se podia jogar no sábado ou na quarta-feira, dia 5 de outubro, à tarde, pois o jogo podia ter prolongamento e mesmo ser decidido por grandes penalidades. Fomos informados, por volta 15h00, que só existia a hipótese de jogar na segunda, às 20h30. Data que ficamos de confirmar.
Por volta da 18h00 do mesmo dia, contactamos a AF Braga a confirmar a aceitação do jogo para segunda (26-09) às 20h30.
Ficamos, então, convencidos que o nosso problema estaria resolvido, o jogo estava adiado. Por isso, comunicamos à equipa técnica e jogadores que o jogo se iria realizar na segunda, às 20h30.
Qual não foi o meu espanto, quando no dia seguinte, sexta-feira, um jogador nosso me ligou a informar que afinal o jogo não tinha sido adiado e estava marcado para domingo (25), às 16h00.
Tentei ligar para a AF Braga, mas ninguém atendeu. Então desloquei-me a Braga para saber o ponto da situação. Foi-me dito que afinal o jogo não foi adiado porque o Crespos já não conseguia arranjar seguranças. Inclusive informaram o presidente da AF Braga que foi o ACD Serzedelo que não aceitou a data/hora do adiamento… pura mentira. Podem confirmar com a Ilda Ribeiro. Este foi o “filme” da situação….
Com o desenrolar de toda esta situação, não restou outra alternativa à direção da ACD Serzedelo de tomar a decisão mais complexa de toda a sua existência, ou seja, não se apresentar ao jogo, assumindo todas as consequências desse ato.
Foi uma decisão muito difícil de tomar. Tivemos que contrariar jogadores e treinadores que queriam fazer o jogo a todo custo. No entanto, achamos que seria uma enorme falta de respeito, não só para com o município da póvoa de Lanhoso, nomeadamente, o presidente Frederico Castro, como para a junta de freguesia de Serzedelo, nomeadamente, o presidente Fernando Cruz, que muito trabalharam e investiram para que o nosso sonho se tornasse realidade, mas também para com o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, que se deslocou de Lisboa à nossa casa.
Obrigatoriamente teríamos que estar presentes para o receber e agradecer a sua visita.
Ao Arsenal de Crespos e toda a sua estrutura desejo grandes sucessos desportivos, mas fico triste e desiludido por não terem percebido o quanto era importante este dia para a família do ACD Serzedelo.
Conseguiram o que queriam: ganharam o jogo e limpar os castigos dos jogadores.
Não sei o que é fair-play.
Perdemos quase tudo … perdemos a pré-época …. perdemos o jogo “por falta de comparência” … perdemos tesouraria. Porém, não perdemos o dia que ficará para a história desta grande família que é a ACD Serzedelo e também não perdemos o orgulho de sermos sempre Serzedelo.
Lutar, Honrar e Ganhar.
O Presidente
António Leitão.