A Direcção do Atlético Clube de Gonça emitiu um comunicado mostrando-se indignada com a Associação de Futebol de Braga a quem acusa de “humilhar” o clube na sequência do processo de adiamento do jogo com o Vieira, da 3.ª eliminatória da Taça, que estava agendado para o passado Domingo.
Como forma de protesto, a Direcção do Gonça colocou o lugar à disposição.
Comunicado na integra
A Direção do A. C. de Gonça, relativamente ao cancelamento / adiamento deste jogo, vem informar:
- A Direção do A. C. Gonça informou a AFB no dia 17/12 pelas 8.30h, por email, que não estava disponível para alterar a data do jogo.
- No mesmo dia 17/12 pelas 17.42h, o Presidente da AFB, Sr. Manuel Machado, foi informado via sms, dessa mesma indisponibilidade.
- Esta indisponibilidade do A. C. de Gonça está relacionada com o facto do solicitado, ser de uma forma tardia (16/12), por toda a logística, encargos financeiros que um jogo destes exige e outros…
- O jogo foi cancelado / adiado pela AFB no dia 19/12 pelas 11.48h. O que diz o cap. IV, art. 4º, alínea 10 do regulamento da AFB é que, e passo a citar, “Poderá ainda por decisão da A.F. Braga, sempre que se justifique o motivo, haver alteração de dia, hora e / ou local ou adiamento de um jogo oficial”. O que não foi o caso. Não houve qualquer justificação ou motivo, para o cancelamento / adiamento deste jogo…
- Não pode, em situação alguma, os interesses particulares de um clube filiado, se sobrepor aos interesses de outro, pois todos temos os mesmos direitos e deveres…
- Não pode, em situação alguma, a AFB tomar partido dos interesses particulares de um Clube em detrimento de outro, sem que para isso haja cabimento regulamentar…
Com toda esta situação criada pela AFB, a Direção do A. C. de Gonça e todo o Clube sente-se desrespeitada, desconsiderada e mesmo humilhada perante os nossos Atletas e Sócios. Definitivamente não sabemos o que vai acontecer com esta Direção, Equipe Técnica e até mesmo jogadores, pois quase todos os lugares foram colocados à “disposição”. Uma grande instituição como AFB, tem de se impor não pela força, mas pela forma justa, correta e honesta, sempre na tentativa de chegar a acordos entre as partes. Se isso não for possível, terá sempre e quando dizemos sempre, é mesmo sempre, de cumprir os regulamentos e o bom senso, coisa que definitivamente não aconteceu neste caso.
Vamos todos aprender com os nossos erros, assumir os mesmos e pagar por eles, assim como acontece com todos os Clubes, Dirigentes e Atletas.
Melhores Cumprimentos.
Atlético Clube de Gonça
Hélder Freitas
Foto do AC Gonça