A arte marcial que une o corpo e a mente

Fundado no ano de 2012, o Clube Karaté Wado (CKW) Ferreiros, agora também com o nome dos Bombeiros Voluntários de Amares, tem crescido de forma sustentada ao longos destes 12 anos de existência.

A passagem da sede da Junta de Freguesia de Ferreiros para o salão dos Bombeiros permitiu ao clube dar um salto qualitativo de forma a oferecer aos seus atletas mais e melhores condições para a prática da modalidade.

E quando falamos de karaté em Amares há um nome que está sempre associado: o do sensei Jorge Silva, fundador do clube e também um dos grandes impulsionadores desta arte marcial no Concelho de Amares.

Na entrevista ao nosso jornal, o Presidente do CKW Ferreiros/Bombeiros Voluntários de Amares disse que o clube atravessa uma fase de grande dinâmica desportiva e com um crescimento do número de praticantes assinalável.

«O balanço que fazemos da época passada é muito positivo, crescemos muito em número de atletas e passámos a barreira dos 40. Penso que só há 10 anos é que atingimos um número superior a este. Desistiram alguns, tinham que optar entre o futebol e o karaté, e os miúdos têm que fazer aquilo que gostam mais. Mas também entrou gente nova.

Temos 10 novos atletas esta época. Há muitos que vêm do futebol para cá, outros vão daqui para o futebol, mas é possível conjugar os dois desportos. Por exemplo, o meu filho joga futebol e nunca deixou de praticar karaté», explicou Jorge Silva, no dia em que o clube entregou vários diplomas de graduação aos alunos.

«Para esta época pretendemos que o clube continue a manter esta dinâmica. Temos boas condições de trabalho, não podemos exigir mais. Conseguimos um tatame que custou sete mil euros, com a ajuda de alguns amigos e também do Município de Amares.

Agora é manter e atrair cada vez mais miúdos, porque também sabemos que nas escolas cada vez mais existe bullying e muitos jovens procuram-nos por causa disso. Querem saber como se defender e essa também é uma das nossas funções, no meio de muitas outras», esclareceu o sensei, que conta com alunos com idades compreendidas entre os seis e os 45 anos.

«Nós não pedimos muita coisa, só mesmo quando precisamos para organizar algum evento no nosso clube. Mas temos sempre o apoio da Câmara Municipal, da Junta de Ferreiros, Prozelo e Besteiros e da Junta Goães, assim como de algumas empresas que gostam do clube. Não nos podemos queixar», anotou.

Todos no Nacional
O CKW Ferreiros vai participar mais uma vez no Campeonato Nacional do Wado, que este ano se vai realizar na Freguesia de Sobreposta, em Braga.  Jorge Silva espera conquistar muitas medalhas. «O nosso objectivo é sempre ganhar, porque eles ficam contentes quando trazem uma medalha para casa. Vamos participar com toda a nossa equipa. Aqui somos todos voluntários, obrigatoriamente (risos)».

 

Divórcio com o FC Amares
Jorge Silva explicou ainda porque decidiu terminar a parceria que tinha com o FC Amares. «Não saímos chateados com ninguém, que fique bem claro, simplesmente apercebemo-nos de um grande afastamento do clube em relação à nossa modalidade.  Ainda no jogo de apresentação da equipa sénior fizeram a apresentação de todas as equipas e esqueceram-se de nós.  Portanto, penso que já não estávamos lá a fazer nada e quando assim é o melhor é sair», lamentou o dirigente, acrescentando que o clube vai agora representar os Bombeiros Voluntários de Amares, «outra grande instituição do Concelho».

Treinos às terças e quintas-feiras
No salão dos Bombeiros
Quem pretender fazer parte da família do karaté pode deslocar-se aos Bombeiros Voluntários de Amares, às terças e quintas-feiras, entre as 19h30 e as 20h30, para um treino experimental.
«Apareçam, temos sempre lugar para mais um, não se vão arrepender. Aqui, para além de praticarem um desporto diferente, com várias técnicas de defesa, também vão absorver outros valores importantes e que escasseiam cada vez mais na nossa sociedade», disse Jorge Silva.