«A AF Braga não imagina o sacrifício que foi feito para andarmos lá em cima»

Depois de sete temporadas consecutivas no Soarense, há três anos, Adriano decidiu pagar uma promessa antiga ao «amigo» e Presidente do SC Ucha. O médio, de 35 anos, falou da época da sua equipa na série A do campeonato da I Divisão da AF Braga, onde ocupava o primeiro lugar, com mais três pontos que o segundo e menos um jogo. 
Por isso, Adriano diz que o SC Ucha «tem de subir de divisão».

Jogou sete anos no Soarense, como surgiu o convite para ir para o SC Ucha?
O convite do SC Ucha surgiu com naturalidade. Tinha prometido ao Presidente que ia jogar no Ucha antes de terminar a carreira.  Há três anos  achei que era o momento certo para pagar a promessa a um “irmão”.

Foi fácil a adaptação?
A adaptação foi muito fácil, pois esta foi a casa que me viu nascer para futebol. Estava rodeado por pessoas que me viram crescer neste mundo. Por isso, foi como um regresso a  casa.

Que balanço faz da temporada?
O balanço que faço é extremamente positivo. A época estava a correr bem e sinceramente acho que a distância de pontos ia aumentar até ao final do campeonato, pois estávamos a atravessar um momento muito bom.

A nível individual a época correspondeu às suas expectativas?
Individualmente estava a correr dentro do que esperava. Estava a jogar, embora sem o mesmo andamento, mas por outro lado conheço os atalhos todos, a experiência faz toda a diferença, tanto a minha como a de dois amigos (Celso e Bispo). Tudo isso, claro, aliado à explosão dos  “nossos meninos”.

Este campeonato é competitivo?
Sim, é competitivo. Até ao 8.º lugar as equipas não estavam fora da luta pela subida. Isso diz tudo quanto à competitividade do campeonato.

Tem bons jogadores?
Existem jogadores com qualidade para jogar na Honra e mesmo da Pró-Nacional, principalmente na nossa equipa.

  • A alguns clubes saiu-lhes o euromilhões

Que opinião tem sobre o encerramento dos campeonatos?
Penso que foi um pouco precipitada, porque talvez houvesse tempo para terminar a época, mas não crítico a posição da AF Braga. A saúde sempre em primeiro lugar.

O Ucha estava no primeiro lugar. Acaba por ser prejudicado com esta decisão?
Esta é a parte que eu crítico. O Ucha tem que subir. Aqui não há prémios de jogo, nem remunerações mensais, fazemos umas “jantaradas” que fomentam o ambiente espectacular que temos. A AF Braga não imagina o sacrifício que foi feito para andarmos lá em cima.
Este ano os campeões foram os incompetentes, salvo seja. Fico parvo quando vejo treinadores e jogadores que estavam em posições complicadas a serem os primeiros a dizer que a decisão foi correta, isto sim é uma falta de respeito enorme por quem fez as coisas bem, no mínimo ficavam calados.

Acha que a AF Braga tem de promover os clubes que estão em lugares de subida?
Acho que isso é imperativo.  Como é que uma equipa como a nossa com  três pontos de avanço e menos um jogo não sobe? Como é que o Esporões apenas com um  empate não sobe? É um escândalo. Para não falar nas equipas na Honra que já tinham descido e assim saiu-lhes o euromilhões.

Como está a adaptar-se a estes tempos de quarentena?
Nestes tempos de quarentena ando mais recatado, continuo a trabalhar mas sempre com coração nas mãos, acredito que vai ficar tudo bem.

Já sente muitas saudades do futebol?
Sinceramente não, passo bem o tempo sem bola, já não tenho idade para aventuras. Deixo isso para os meus colegas…

Quer se manter a par das notícias mais recentes? Pode cancelar a qualquer momento. Subscrever Cancelar