David Macedo e José Matos marcaram presença nos Olympic Hopes, prova que reúne jovens promessas da canoagem mundial e que este ano se realizou na Hungria. Esta foi também a estreia dos atletas do CN Prado em competições internacionais pela Selecção Nacional de Portugal.
«Não tinha grandes expectativas, era a minha primeira prova internacional, estava a ver no que dava, mas sempre com a mentalidade de dar o meu melhor», confidenciou David Macedo, 4.º classificado no C1, 1000m.
«O ambiente é espectacular, uma experiência incrível, com atletas de grande nível. Espero que seja primeira de muitas na minha carreira pela Selecção Nacional», expressou o jovem canoísta, que conseguiu ainda um 7.º lugar na final B de C2 e no C4.
«O que espero é continuar a trabalhar para baixar os meus tempos e ser chamado à Selecção. A meio da época senti algumas dificuldades e algumas provas até me correram um pouco mal, mas depois voltei mais forte. Por isso, queria agradecer muito o apoio dos meus colegas das canoas e do meu treinador Silvestre Pereira, pois sem eles não conseguiria alcançar todos estes resultados», completou David Macedo.
José Matos reconheceu que estava um pouco ansioso e nervoso na primeira prova. «O barco ia a tremer, estávamos muito stressados, nervosos, mas com o decorrer das provas passou tudo», contou o canoísta, que participou nas provas de K4 mistos, K2, 500m e k4, 500m.
«No K4 ficámos em quarto, queríamos mais, mas não deu, apesar de termos dado o máximo. Nas outras provas também queríamos chegar às finais A, mas apanhámos adversários fortes nas semifinais. É um nível competitivo muito elevado. Embora nós estejamos cada vez a ficar mais próximos, ainda se nota muita diferença», apontou José Matos, que fez um balanço positivo da época.
«Trabalhei muito para ir aos Olympic Hopes. No ano passado nos 500 metros nem à final A conseguia chegar e este ano fiquei em segundo nas duas provas de 500 metros. Foi uma grande evolução e estou muito feliz por isso», anotou o jovem canoísta, que agora pretende marcar presença no Mundial.