O Vodafone Rally de Portugal, maior evento desportivo realizado anualmente em Portugal, volta a trazer as estrelas do Campeonato do Mundo FIA de Rallyes (WRC) aos troços do Norte e Centro, a partir de Quinta feira 9 de maio. Três campeões do mundo e sete antigos vencedores da prova encabeçam a lista de inscritos da prova portuguesa, a maior da época até ao momento, com 69 equipas, de 22 nacionalidades.
Já estamos em contagem decrescente para a realização do Vodafone Rally de Portugal deste ano, o qual continua a ser um dos mais emblemáticos rallyes do mundo e que inaugura como é hábito, a fase de terra europeia do WRC. Com um percurso muito semelhante ao de 2023, com um total de 1.690,12 quilómetros de extensão e 337,04 quilómetros cronometrados, a grande novidade é o figurino de 22 especiais de classificação, um número que já não era atingido desde a edição de 2012.
A comprovar o significado internacional da prova do ACP está o facto de, até pilotos que não estão a disputar a totalidade do campeonato, como os campeões do Mundo Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä, fazerem questão de o disputar, reforçando uma lista onde estão sete antigos vencedores da prova: Ogier, Rovanperä, Elfyn Evans, Ott Tänak, Thierry Neuville, Kris Meeke e Armindo Araújo, estes dois últimos, agora, ao volante de carros da categoria Rally2.
Nesta é a quinta prova do calendário do Campeonato do Mundo e a quarta do Campeonato de Portugal de Ralis. Ao todo, estão inscritas 69 equipas de 22 nacionalidades, a maior lista da época do WRC até ao momento.
Serão nove os carros da categoria-rainha em Portugal
A campeã do Mundo em título, a Toyota Gazoo Racing, surge na máxima força em Portugal: para além dos seus dois pilotos a tempo inteiro, Elfyn Evans e Takamoto Katsuta, também traz o regressado Sébastien Ogier, o mais bem-sucedido piloto da história do Rali de Portugal, e o bicampeão do Mundo em título, Kalle Rovanperä, que venceu o recente Rali Safari – Quénia e que aposta no terceiro triunfo consecutivo no Vodafone Rally de Portugal.
Por outro lado, a Hyundai Shell Mobis lidera o Mundial de Pilotos, por intermédio de Thierry Neuville, que abriu o ano com uma impressionante vitória em Monte Carlo e Ott Tänak que é outro fortíssimo candidato da Hyundai à vitória em Portugal, o mesmo se podendo dizer do veterano Dani Sordo, segundo classificado na prova do ACP, em 2021 e 2023.
A terceira equipa Rallye 1, a M-Sport Ford volta a entregar os seus Puma Rally1 a Adrien Fourmaux, e ao menos experiente Grégoire Munster.
Ao todo, serão nove os carros da categoria-rainha em Portugal, mais um do que na edição do ano passado.
Na Categoria Rally2 com 40 inscritos
A categoria Rally2, por outro lado, tem uma impressionante lista de 40 inscritos, de longe a maior da época até ao momento. Na prova do WRC2 estão todas as principais figuras do Mundial dos Rally2, como o líder do campeonato Oliver Solberg (Skoda), que vai tentar vingar a vitória perdida no ano passado em Portugal, devido ao pião – e posterior penalização – na Super Especial de Lousada.
Gus Greensmith (Skoda) e Yohan Rossel (Citroën) surgem logo atrás do norueguês no Mundial, mas há vários outros nomes sonantes no plantel em Portugal: Teemu Suninen (Hyundai), Nikolay Gryazin (Citroën), Pepe López (Skoda), Sami Pajari (Toyota), Georg Linnamäe (Toyota) ou Jan Solans (Toyota), só para citar alguns.
Campeonato Português de Ralis
Os principais concorrentes do CPR também reforçam a lista de inscritos, pois a Kris Meeke (Hyundai), Ricardo Teodósio (Hyundai) campeão nacional em título, Armindo Araújo (Skoda), José Pedro Fontes (Citroën), Ernesto Cunha (Skoda) ou Lucas Simões (Ford), também se juntam pilotos do CPR 2RM, como Gonçalo Henriques (Renault), Hugo Lopes (Peugeot), Pedro Silva (Peugeot), Kevin Saraiva (Peugeot) ou Diogo Marujo (Peugeot), entre outros.