O Pevidém e o Sandinenses vão abrir as portas este domingo aos adeptos para apoiar a suas equipas na última jornada do Campeonato de Portugal. A equipa do Pevidém está na luta por um lugar na fase de acesso à subida, enquanto o Sandinenses vai jogar para se manter nos nacionais.
Actualmente no 3.º lugar com 41 pontos, os comandados de André Brito foram uma constante presença nos lugares cimeiros da série A ao longo desta temporada.
Porém, o Pevidém SC, com apenas duas vitórias nos últimos cinco jogos do campeonato, encontra-se fora dos dois lugares acesso à subida de fase, ocupados por Limianos (44 pontos) e o Tirsense (43).
Para conseguir um lugar na prova que poderá permitir o regresso do Pevidém à Liga 3, os vimaranenses só têm interesse num resultado frente aos madeirenses do Camacha: vencer.
Contudo, a mera vitória do Pevidém não chega para o conjunto de André Brito confirmar a presença nos dois primeiros lugares da série A. Os vimaranenses, para além de vencerem, precisam de ajuda de terceiros, nomeadamente Vila Real e Ribeirão.
Para ultrapassar o Tirsense na tabela classificativa, o Pevidém tem de vencer o Camacha e esperar por um deslize da equipa de Santo Tirso em Vila Real, sendo que os transmontanos precisam de vencer para conseguir a manutenção. Por sua vez, a missão de ultrapassar o AD Limianos poderá ser um objectivo mais complicado.
O actual líder da série A visita o reduto do último classificado (e já despromovido à Pró-Nacional), Ribeirão.
Para o Pevidém ultrapassar a turma de Ponte de Lima é preciso que os vimaranenses vençam o Camacha, mas também é preciso que o Ribeirão FC vença o AD Limianos por uma margem superior a dois golos.
Já as contas do Sandinenses são bem mais fáceis de fazer. Para se manter nos nacionais basta ganhar ao Montalegre, equipa que também ainda não assegurou a permanência no Campeonato de Portugal.