A 26.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” que vai decorrer, no dia 11 de dezembro, às 21h00, Pavilhão Municipal de Fão, em Esposende.
«Será um momento de exaltação dos atletas do Minho, complementando a Gala de Mérito Desportivo que o Município de Esposende promove dois dias antes (9 de dezembro) e antecedendo a homenagem que temos agendada para 5 de fevereiro, ao grande campeão Paulo Gonçalves”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
Os troféus desportivos “O Minhoto” são promovidos pela Associação de Valorização e Divulgação Regional “A Nossa Terra”, atribuindo 28 troféus, de entre 86 nomeados, a praticantes, dirigentes, treinadores, árbitros e clubes, das diversas modalidades, “num reconhecimento do mérito de todos os que dão de si em prol do todo, de quem se dedica à prática desportiva e alcança resultados dignos de destaque”, conforme referiu José Ferreira, da organização.
Este deu a conhecer a “regra basilar destes prémios: o impedimento de voltarem a ser nomeados, premiados em edições anteriores. Tal significa que em todos os prémios haverá um galardoado que nunca o foi anteriormente”. Pese esse dado, José Ferreira destacou o facto de 98,5% dos premiados com “O Minhoto” terem o estatuto de internacionais em representação de Portugal e/ou campeões nacionais, comprovando dessa forma a enorme qualidade dos praticantes nas diversas modalidades.
Abrangendo os distritos de Braga e Viana do Castelo, com um universo superior a 40 mil praticantes de diferentes modalidades, a atribuição de “O Minhoto” decorre da votação de um júri, composto por elementos de órgãos da comunicação social regional e nacional, além de personalidades e representantes de entidades ligadas ao desporto.
A Gala irá ainda distinguir e homenagear, 17 atletas que se sagraram Campeões da Europa ou do Mundo no ano de 2023.
O Município de Esposende reconhece que o desporto deve ocupar um lugar central nas políticas dos territórios e das comunidades e continuará empenhado no contributo superior para o cumprimento global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Na Gala, que contará com a presença de cerca de 500 convidados, será também distribuída a revista oficial do evento, que serve como anuário do desporto minhoto, retratando a realidade desportiva de cada concelho, desde atletas de referência, dirigentes e os clubes mais relevantes do fenómeno desportivo da região.