O Rali, a disputar-se no próximo fim de semana será a penúltima prova do Campeonato de Portugal de Ralis.
Com a organização do CAMI Motorsport. a grande novidade da prova deste ano serão os vários troços cronometrados a disputar na região da Eurocidade Chaves-Verín (Espanha).
Será a internacionalização de um rali já consolidado no panorama do automobilismo português, inserido no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), com grande potencialidade de crescimento.
Este ano, a prova está recheada de novidades sendo o arranque dado no dia 14, às 21h00, frente à Biblioteca Municipal de Chaves, uma partida simbólica.
Para dia 15, pelas 20h50, no centro de Chaves, uma Super Especial, que se repetirá no dia seguinte, a partir das 17h50.
No dia 16, o Rali da Água chega a terras galegas, mais propriamente à cidade de Verin, onde serão disputadas a maior parte das classificativas.
O CAMI Motorsport, neste rali de 2023, o ano de arranque da internacionalização da prova, pretendendo atrair mais público e pilotos para a prova. Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e Real Federación Española de Automovilismo (RFEDA) apoiam o projeto, estando previsto também uma vasta cobertura mediática pelos órgãos de comunicação social nacional e da Galiza.
Desportivamente, a presença confirmada dos principais pilotos na disputa do pódio mais alto do Campeonato de Portugal, Armindo Araújo, Miguel Correia, José Pedro Fontes, Kris Meeke, Ricardo Teodósio, Bernardo Sousa e ainda o multi campeão espanhol Victor Senra fazem do rali uma edição com muitos e variados motivos de interesse.
Também no Campeonato Portugal de Ralis 2 Rodas Motrizes (CPR 2RM), a luta prevê-se interessante com os três primeiros classificados separados, atualmente, por 14 pontos. Esta edição conta com a presença flaviense Luís Delgado, candidato à vitória nesta categoria.
Uma estrutura com 10 classificativas, duas delas com o formato de Super Especial, a disputar no encerramento dos dias de sexta e sábado, serão muitos e interessantes os locais para ver a prova. A abrir os troços estará o conhecido piloto local, o flaviense Pedro Salvador, vai abrir todos os troços, como Carro 0.
As duas super especiais – a disputar na zona urbana de Chaves, na sexta, às 21h00, e no sábado, às 18h00 – terão transmissão em direto, na Bola TV, media partner da prova, para além da TSF.
Carlos Costa
CO 150 A