O rendufense João Afonso (Centro Ciclista de Barcelos / AFF / Orbea / Onda) é o primeiro camisola amarela do 30.º Grande Prémio do Minho, depois de cumprida a primeira etapa que ligou ontem o Centro de Ciclismo do Minho (Souto Santa Maria) à União de Freguesias da Cidade de Guimarães.
A competição, apadrinhada pelos ciclistas profissionais minhotos Tiago Machado, José Mendes, José Gonçalves e Domingos Gonçalves e destinada ao escalão de juniores, arrancou do Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria) para uma etapa de 97 quilómetros com uma contagem de montanha (Póvoa de Lanhoso) e quatro metas volantes.
João Afonso foi o mais forte ao sprint, relegando para a segunda posição Fernando Silló (Banco Santander / PC Sprint) e João Macedo (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense) para o terceiro lugar.
Hoje corre-se a segunda etapa, ligação entre Melgaço e Castro Laboreiro, na distância de 91,3 kms, com a partida, às 14h00, no centro da vila minhota, estando prevista a chegada a Castro Laboreiro para as 16h24.