Foi hoje apresentada a Altice Rampa Internacional da Falperra, na sua 42ª edição, que se vai realizar entre os dias 19, 20 e 21, deste mês.
Nos Passos do Concelho da cidade de Braga, o Clube Automóvel do Minho fez-se rodear do Edil bracarense Ricardo Rio, Inês Macedo, em representação dos TUB, Daniel Vilaça pela Associação Empresarial do Minho e Abraão Veloso, em nome da Associação Luso-Ucraniana, para apresentação da prova e da animação inerente à mesma.
A cidade vai voltar a ser o epicentro do automobilismo nacional e internacional, com a mítica Rampa, que conta para o Campeonato Europeu de Montanha, Campeonato Nacional de Montanha nas suas várias vertentes e ainda uma Rampa Regional, prometendo trazer à cidade milhares de aficionados do desporto automóvel.
A juntar à parte desportiva, «este ano a Rampa tem um cariz absolutamente singular, uma vez que coincide com uma grande iniciativa cultural e turística como é a Braga Romana. Vai ser um fim-de-semana fervilhante com dois eventos que se complementam, trazendo a Braga milhares de pessoas que certamente vão bater todos os recordes de afluência, o que é bom para a nossa economia», referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação da prova.
Desportivamente, depois do sucesso do FIA Hill Climb Masters de 2021, cuja «excelência teve continuidade na edição da Rampa do ano transato». Este ano a organização espera mais de 150 mil espectadores e um “plantel de luxo” com 130 pilotos.
O evento envolve mais de 360 colaboradores e voluntários
A prova, organizada pelo CAM, conta com a chancela da FIA e da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e o presidente do clube minhoto. Rogério Peixoto, lembrou que o CAM «já deu provas” da sua capacidade para organizar eventos com a envergadura da Rampa da Falperra e do FIA Hill Climb Masters – evento que proporcionou um enorme upgrade à organização -, e tudo fará para “manter os padrões de profissionalismo e competitividade nesta edição».
Segundo Rogério Peixoto, a segurança e a sustentabilidade «são aspetos fundamentais para a manutenção dos objetivos» e para isso conta com a colaboração de «uma enorme rede colaborativa para proporcionar a todos uma Rampa da Falperra de excelência».
O presidente do CAM agradeceu a colaboração da autarquia bracarense e de todos os parceiros que desempenham um papel imprescindível na organização desta prova. «A Rampa da Falperra é mais do que uma prova de montanha. É uma prova mítica, é um evento da cidade de Braga, do País, da Península Ibérica e todos se sentem parte integrante desta marca», frisou.
Além da competição, os visitantes poderão desfrutar de uma série de actividades e actrações paralelas que tornarão a experiência ainda mais memorável.
A prova terá transmissão live streaming fruto da parceria tecnológica com a Altice Portugal e ao longo do traçado serão colocados ecrãs para que os espectadores possam assistir a todas as emoções da prova. A segunda subida de domingo terá transmissão em direto na CMTV, a partir das 12h00.
Os espectadores terão 11 zonas de peão espalhadas por todo o perímetro, algumas das quais com acesso pago e ainda duas zonas de bancada. As zonas de peão estão localizadas em diferentes áreas da prova e o bilhete de peão dá acesso a todas as zonas.
Uma parte da receita dos bilhetes revertem a favor da Associação Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano.
Um dos momentos mais aguardados é a exposição de viaturas e o desfile pela cidade. A exposição de viaturas decorrerá junto ao Mercado Municipal de Braga, a partir das 11H00 do dia 19 de Maio, e pelas 19h00 terá início o desfile em direção à falperra, passando pela Avenida da Liberdade.
Como vem sendo habitual, os transportes urbanos de Braga (TUB) associam-se a este evento e disponibilizam um plano de transporte para a Rampa da Falperra, com bilhetes de ida e volta a 1€.
Estão assim lançados os dados para que a 42ª Altice Rampa da Falperra seja um êxito.