Estão abertas as inscrições para a 5.ª edição do Prémio Futebol para Todos. Promovido anualmente pela Federação Portuguesa de Futebol, este prémio conta com o apoio do programa UEFA ‘HatTrick FSR’ e pretende envolver a sociedade civil em temas como o combate à discriminação e a promoção da inclusão social através do futebol.
O montante atribuído assume a forma de donativo e terá o valor máximo de 50.000,00 euros, sendo este valor parcelado por dois ou mais projectos.
As candidaturas deverão ter como premissa que cada indivíduo é único, bem como a rejeição de todas as formas de discriminação com base na raça, idade, género, religião, orientação sexual, cultura e nacionalidade. O critério para eleger os melhores projectos é o da candidatura com maior pontuação global.
A avaliação dos projectos será feita de acordo com um sistema de pontuação de 1 a 5, considerando o 1 como a pontuação mais baixa e o 5 como a pontuação mais alta. Os 10 projectos com pontuação global mais elevada serão divulgados no site da FPF com o objetivo de recolher votos do público.
As escolhas do público terão um peso de 20 por cento na pontuação final.
O painel de jurados é constituído por dois elementos da Federação Portuguesa de Futebol – o vice-presidente Humberto Coelho e a directora para o Futebol Feminino Mónica Jorge – e cinco elementos representativos de entidades externas: Mercedes Balsemão, administradora do Grupo Impresa e presidente da SIC Esperança, Manuel Gonçalves, vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Catarina Furtado, Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População e Presidente e Fundadora da Associação Corações Com Coroa, Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, e José Pena do Amaral, membro da Comissão Executiva do Banco BPI.
Concurso procura promover inclusão através do futebol.