Leitura: 2 min

Liderar, motivar e conquistar

A liderança de um grupo é fundamental para o sucesso de qualquer projeto. No futebol não há exceções, mas, raras não são as vezes, em que se verificam falta de capacidade para liderar. Sabemos que a liderança abrange muitos aspetos. Enumero três que considero importantes: saber ser, estar e agir.

A forma de ser e estar de um líder tem muito que ver com as experiências individuais e coletivas vividas no quotidiano. Não conseguimos mudar a base do ser, mas podemos moldar, adaptando-nos aos diversos ambientes. Para isso, é importante que haja uma diversidade de personalidades, de forma a ajudar cada um a corrigir lacunas e a ver as coisas noutro prisma. Tudo isso irá ter reflexo noutra componente importante. O saber agir. A forma como agimos nos momentos de conquistas e nos momentos de perdas é fundamental para se ter um grupo na palma da mão!

Num plantel considero importante que um treinador consiga cativar os capitães, demonstrando que está com eles no melhor para o coletivo, na frustração, na ambição e no acreditar! Conseguindo ter os líderes dentro do campo, um treinador conseguirá passar melhor a mensagem e ser mais bem compreendido!

A componente mental e psicológica de um grupo é a grande chave para o sucesso de uma liderança, de um coletivo e de um projeto!

Muitas das vezes trabalha-se a componente prática, mas desvaloriza-se toda uma vertente psicológica!

Considero importante que nos clubes se invista no acompanhamento psicológico dos atletas. Sou defensor desta ideia por considerar que muitos dos problemas a que assistimos no desporto têm que ver com cariz social e que se tem, inconscientemente, reproduzido no desporto! Se conseguirmos fazer esse trabalho com os atletas, transportamos para os adeptos e, consequentemente, para a sociedade uma visão diferente e um modelo mais positivo.

Tópicos:
Quer se manter a par das notícias mais recentes? Pode cancelar a qualquer momento. Subscrever Cancelar