A Direção da Associação Cultural Recreativa Inter de Fradelos (ACRIF) e da ADCR Turiz emitiram hoje um comunicado sobre os graves incidentes ocorridos durante o jogo de ontem para a Liga de Futebol da Inatel para decidir o campeão de Braga.
Recorde-se que o árbitro foi obrigado a dar por terminado o jogo antes dos noventa minutos devido às agressões que começaram na bancada e depois se estenderam para o recinto de jogo quando se registava um empate a uma bola-
Comunicado do ACRIF
A Direção da Associação Cultural Recreativa Inter de Fradelos (ACRIF), vem por este meio esclarecer os acontecimentos ocorridos no passado dia 21 de maio, no encontro com o ADCR Turiz.
A nossa associação, fundada em 1987, e na modalidade de futebol, ganhou todas as competições a nível regional, Braga/ Viana, durante os últimos 6 anos, sendo a atual bicampeã Nacional e Campeã Mundial.
Orgulhamo-nos de todas as vitórias terem sido alcançadas com o respeito e fair play que a competição assim impõe e merece. Em momento algum a ACRIF se viu envolvida em qualquer tipo de violência e, por esse motivo, exigimos e merecemos respeito por parte de todos os intervenientes na competição.
Reportando-nos à razão deste comunicado, desde já, lamentamos e rejeitamos qualquer responsabilidade.
Na verdade, desde o início do jogo que se sentiu um clima intimidatório e provocador por parte dos adeptos do Turiz. Desde logo, comportamentos racistas dirigidos a um dos nossos atletas, bem como, foram lançados vários petardos para zonas onde se encontravam os nossos adeptos, entre os quais crianças. Relativamente a isto, lamentamos que, apesar do arbitro da partida ter parado o jogo para sinalizar o primeiro episódio, tal não surtiu qualquer efeito uma vez que, o comportamento agreste e o lançamento de mais petardos persistiu durante todo o jogo, sem novas advertências.
As agressões tiveram início na bancada e rapidamente se alastraram ao interior do campo, onde adeptos da equipa da casa agrediram os jogadores da nossa equipa conforme podemos visualizar nos vários vídeos partilhados nas redes sociais e noticiados na comunicação social, os nossos jogadores viram-se forçados a defenderem-se.
Sendo certo que, se para nós é a primeira vez que nos vemos envolvidos em acontecimentos desta natureza, o mesmo não se pode dizer deste recinto, que já foi palco de outras “batalhas” durante este campeonato com outras equipas.
Tendo em conta o modus operandi dos adeptos do ADCR Turiz, bem como a relevância deste jogo na classificação final do campeonato, é inconcebível e inaceitável que não tenha sido previamente solicitada a presença das forças de segurança pública pela entidade organizadora do campeonato.
Aliás, reiterando a importância do jogo, que decidiria o campeão da competição, registamos a ausência de qualquer representante da Inatel no jogo, ao contrário do que se verificou nos anos anteriores.
A nossa associação sempre respeitou e dignificou a Liga Inatel, dentro e fora do país, assim como dentro e fora do campo, pelo que esperamos reciprocidade.
Pelo que, será injusto que o autor dos desacatos saia impune e, ao invés, fique beneficiado com um jogo sem apito final, dando a perceção que a agressão aos nossos atletas teve um único propósito, ou seja, terminar o jogo com o resultado que se encontrava. De sublinhar que, a invasão do recinto do jogo ocorreu imediatamente após a igualdade no resultado (o que beneficiaria o Turiz) e havia, ainda, aproximadamente 15 minutos de jogo.
Deixamos uma palavra de apreço aos nossos adeptos e familiares dos atletas que se viram envolvidos num ambiente de completa guerrilha e sempre mostraram respeito, calma e discernimento mesmo tendo sido alvo de insultos e tentativas de agressão, verbal e física, durante todo o jogo.
Em suma, repudiamos veementemente que este campeonato se decida com base num jogo não terminado. A ser assim, muito deixará a dever à verdade desportiva.
A Direção
Comunicado do Turiz
A família da ADCR Turiz vem por este meio comunicar que lamenta os acontecimentos ocorridos no dia de ontem, com os presentes no respetivo campo.
Seria um dia onde procurávamos festejar com os nossos adeptos e ter orgulho em homenagear um grande homem.
Queremos pedir desculpa pelos distúrbios causadas por ambas as partes e pedir àqueles que nos acompanham que não alimentem estas situações. Vamos continuar a trabalhar e esperamos ver-nos nas bancadas a apoiar a equipa e a desfrutar do nosso futebol, sem mais problemas.
Obrigado, família ADCR Turiz