O Futebol Clube de Famalicão foi o primeiro clube a aderir ao repto da Associação de Futebol de Braga na iniciativa “Craques da Leitura”.
Inserida no Plano Nacional de Leitura 2021, a acção ocorreu ontem na Escola EB1/JI de Lousado, e contou com a presença dos jogadores Heriberto Tavares e Rute Costa, das equipas masculina e feminina do Futebol Clube de Famalicão, respetivamente.
Perante uma plateia a dar os primeiros toques ao nível de leitura, Heriberto Tavares escolheu os livros “Era uma vez o Fama” e “O Fama e os Cinco” para abordar as crianças para a importância de criar hábitos de leitura.
As histórias da mascote do FC Famalicão – de fácil e cativante leitura – serviram de mote para o extremo estimular os alunos do Pré-Escolar e Primeiro Ciclo para que descubram o prazer de pegar num livro e fazer com que esta seja uma atividade rotineira na vida das crianças deste agrupamento escolar.
«Nesta fase de crescimento das crianças torna- -se fundamental fomentar o gosto pela leitura. Sensibilizá-los para que percebam a importância desta experiência torna-se um desafio para toda a comunidade», referiu Heriberto, que deixou um forte apelo para que as crianças nutram um carinho especial por adquirir conhecimento através da leitura de livros.