A quarta edição do FIA Hill Climb Masters promete um fim-de-semana de emoções, trazendo à cidade a elite mundial dos pilotos da categoria de montanha e milhares de aficionados do desporto automóvel.
Depois de Luxemburgo, República Checa e Itália, a prova chega a Portugal de 8 a 10 de Outubro, no mítico traçado da Rampa da Falperra, que foi encurtado para cerca de três quilómetros.
A prova, com a chancela da FIA – Federação Internacional do Automóvel, da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e do CAM – Clube Automóvel do Minho será o regresso daquela que é considerada a nível europeu uma das melhores rampas da actualidade, este ano a trazer aquela que é a nata do automobilismo mundial,
Para esta verdadeira Taça das Nações, já estão inscritos 150 participantes, em representação de 15 nacionalidades, transformando esta prova num dos momentos altos de 2021 do desporto automóvel português.
Os critérios de elegibilidade para esta competição são baseados nas classificações finais (ou terminados a 12 de Setembro) do Campeonato Europeu e da Taça FIA (Top 12) e dos campeonatos nacionais ou locais (Top 5 em geral, Top 3 das subclassificações do grupo).
Prova promete um fim-de-semana de grandes emoções
As verificações técnicas começam na Quinta-feira, 7 de Outubro. Na Sexta-feira, dia 8, continuam as verificações técnicas, estando ainda o dia reservado para o desfile de pilotos e nações em pleno centro da Cidade de Braga.
Um desfile pelo centro histórico, com as 18 nações e restantes pilotos a desfilarem com as suas bandeiras desde o Arco da porta Nova até à Praça da República que promete ser um dos pontos altos deste evento.
Sábado, dia 9 de outubro, será inteiramente dedicado à prática de eliminatórias, com três subidas programadas. Domingo, 10 de Outubro, será o dia D, também com três subidas.
O ‘padock’ estará localizado no Sameiro e o Masters contará com várias áreas onde o público poderá assistir à prova, assim como bancadas localizadas em vários pontos-chave.
Esta é uma competição única que se realiza desde 2014, de dois em dois anos, sempre em diferentes países. A última edição do FIA Hill Climb Masters, que se realizou em Itália, contou com a participação de cerca de 200 pilotos e a organização acredita que em Braga os números de participação sejam idênticos, prometendo trazer muitas emoções aos aficionados do desporto automóvel.
Texto e foto de Carlos Costa