A canoísta minhota Teresa Portela e o FC Vizela, venceram o Grande Prémio do Júri individual e colectivo, respectivamente, enquanto André André, do Vitória SC, levou para casa o troféu de melhor futebolista profissional e Trincão, jogador do Barcelona este ano emprestado aos ingleses do Wolverhampton, foi galardoado com o troféu Revelação.
Na categoria de treinador, o prémio foi para o técnico da Federação Nacional de Karaté, Joaquim Gonçalves e Vítor Ferreira, árbitro internacional de Barcelos, venceu “O Minhoto” na categoria de arbitragem
A cerimónia de entrega de “O Minhoto” – Troféus Desportivos”, teve lugar ontem à noite, no Centro Cultural de Viana do Castelo, onde marcaram presença perto de 400 pessoas.
No local estiveram, entre outros, Vítor Dias (director-regional do Norte do IPDJ), Sameiro Araújo (vereadora do Desporto da Câmara de Braga), Carlos Paula Cardoso (presidente da Confederação do Desporto de Portugal), Rui Lages (mentor do projecto), Ricardo Rego (Vereador da Câmara de Viana).
José Ferreira, da organização, lembrou que o Minho tem cerca de 10 por cento da população nacional, recordando que não se podem «acumular prémios», tendo sublinhado que os nomeados são «do melhor que há a nível nacional».
«Tivemos 90 atletas a representar Portugal e tivemos perto de 20 atletas minhotos, o que prova a qualidade dos minhotos», vincou.
Na gala, que este ano voltou ao modelo presencial, apesar das naturais limitações, foram entregues 28 troféus de várias modalidades, sendo ainda galardoados, entre outros, diversos campeões da Europa e também do Mundo.