A segunda fase do Campeonato de Portugal, que dita a subida à II Liga, vai decorrer entre 25 de Abril e 30 de Maio, com a União de Leiria a ser a única equipa já apurada.
Numa altura em que faltam oficialmente disputar duas jornadas, embora em todas as séries existam ainda jogos em atraso, a União de Leiria, que já garantiu o primeiro lugar da Série E, ficou ontem a saber, no sorteio que decorreu na sede da Federação Portuguesa de Futebol, que vai defrontar na primeira jornada da segunda fase, no grupo Sul, o vencedor da Série F, que será o Alverca ou o Torreense.
No outro encontro do grupo Sul, o vencedor da Série H, que será Vitória de Setúbal ou Amora, vai encontrar o vencedor da Série G, com Estrela de Amadora e Sporting B a serem os possíveis adversários.
Braga B/Merelinense e Pevidém/AD Fafe
Na zona Norte, na primeira ronda, o vencedor da Série D (Anadia, Lusitânia Lourosa ou Canelas) vai defrontar o vencedor da Série C (Gondomar, Leça ou Trofense) e o vencedor da Série A (Sporting de Braga B – que amanhã realiza o jogo em atraso com o Maria da Fonte – ou Merelinense) vai encontrar o vencedor da Série B, Pevidém ou AD Fafe, únicos conjuntos que ainda lutam por esse objetivo. Esta fase terá seis jornadas, com cada clube a disputar três jogos em casa e três foras, e os dois vencedores de cada série são promovidos à II Liga.
Acesso à Liga 3
Também ficou definido o calendário de acesso à Liga 3, nova prova da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que arranca na temporada 2021/22, com 32 clubes, apurados entre o segundo e o quinto lugar na primeira fase do Campeonato de Portugal, a serem divididos em oito séries, com os dois primeiros de cada grupo a garantir um lugar.
Esta fase também irá ser disputada de 25 de Abril e 30 de Maio com seis jornadas. O novo terceiro escalão do futebol português terá um total de 24 equipas, com 16 da fase de acesso, mais seis que falharam o acesso à II Liga e dois despromovidos dessa prova.