Duarte esteve esta manhã na sala de imprensa para fazer uma projecção do jogo de domingo do Lank FC Vilaverdense diante do Vimioso, a contar para a 19.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. O avançado, que no último jogo marcou um grande golo ao Montalegre, abordou ainda outros temas relacionados com a equipa e também com a sua prestação individual.
Como tem sido este regresso ao clube que o formou para o futebol?
Fui muito bem recebido por toda a gente, estou muito feliz com o meu regresso e acho que estou a mostrar isso com o meu futebol. A adaptação foi muito fácil, é uma casa que eu já conhecia muito bem, embora esteja um pouco diferente. A minha adaptação só não está a ser perfeita porque os resultados desportivos não têm sido como esperávamos e merecíamos.
O que tem faltado para os resultados não estarem a ser os desejados?
Acho que a equipa está a jogar um bom futebol, temos sido superiores, temos merecido ganhar os jogos, mas por um pormenor ou outro os resultados não são favoráveis. No entanto, acho que estamos no bom caminho. Se continuarmos a jogar como nos últimos jogos estamos sempre mais perto de ganhar.
Qual a ambição da equipa para estes quatro jogos finais?
É ganhar um de cada vez. Temos de pensar apenas num jogo de cada vez. Primeiro o de domingo com o Vimioso e depois os outros. Só assim podem ganhar os quatro. O objectivo é dar o máximo em cada um deles e se possível ganhá-los todos.
Acredita que se ganharem todos os jogos ainda podem ficar nos cinco primeiros lugares?
Sabemos que não dependemos apenas de nós, mas acredito que se dermos o máximo em todos os jogos no final vamos ser felizes. Agora, como é óbvio, não posso adivinhar o resultado dos nossos adversários. Apenas podemos focar-nos no nosso trabalho.
Quando chegou ao clube disse que com o objectivo de chegar de novo a uma Liga Profissional. Não subir à nova Liga 3 será uma frustração para si?
O meu objectivo era tentar ajudar o clube nesta primeira fase e ainda acredito que seja possível. Em termos individuais vou pensar mais tarde. A próxima época é outra coisa diferente.
Que avaliação faz desta série (A)?
A diferença pontual e de qualidade do Braga B em relação aos restantes adversários é evidente, mas é uma série competitiva, decerto até mais do que esperava?
Já jogou na I e II Liga. Encontra muitas diferenças para esta divisão?
Esta divisão tem muitas equipas o que por vezes provoca um certo desnível, mas existe muita qualidade individual, muitos jogadores jovens se calhar daqui a dois, três anos vão estar na II ou I Liga.
Que dificuldades espera para o jogo com o Vimioso, último classificado?
Quem conhece esta divisão sabe que não há jogos fáceis, independentemente da classificação, como se tem verificado. Por isso, esperamos um jogo complicado e temos de ir preparados como se fossemos jogar contra o primeiro classificado. Temos de dar o máximo para trazer os três pontos.