O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, ouvido ontem pela Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto da Assembleia da República, defendeu uma política pública que crie incentivos para a retoma da atividade competitiva em todas as categorias etárias.
Delmino Pereira explicou que o regresso da atividade competitiva é essencial para que os jovens que se afastaram do desporto, devido às medidas de confinamento, regressem à atividade desportiva, com todas as vantagens em termos de saúde pública e de desenvolvimento pessoal e social dos jovens.
Quanto mais tempo estiver parado o desporto mais difícil será voltar a atrair os jovens. «É necessária a concretização, o mais rapidamente possível, de um plano de retoma do desporto. Este plano terá de garantir uma coerência de medidas sanitárias em todo o território, de modo a que não haja decisões sanitárias diferentes em distintos locais. Além disso, será essencial um fundo de apoio à retoma da atividade competitiva, porque à crise sanitária vem juntar-se uma crise económica que dificultará a realização de eventos», disse.
Foto da FP Ciclismo