O futebol é uma das modalidades que não prevêem a realização de testes à Covid-19 antes dos jogos, havendo apenas essa obrigatoriedade em competições entre equipas de zonas com transmissão comunitária activa. Nesse caso, deve ser feito um teste aleatório até 48 horas antes do jogo.
Esta é uma das novidades que constam da mais recente orientação da Direcção-Geral da Saúde (DGS), divulgada esta terça-feira, tendo em conta o regresso dos treinos e das competições desportivas em Portugal.
A DGS dividiu as modalidades por risco de contágio: alto, médio e baixo. Futebol, futsal, andebol e hóquei em patins são classificados como sendo modalidades de médio risco.
Nesse caso, a DGS não prevê a realização de testes antes dos jogos, a não ser em competições entre equipas de zonas com transmissão comunitária activa, situação em que deve um teste aleatório até 48 horas antes da competição.
Nas modalidades em que há mais contacto, como artes marciais, rugby, dança desportiva, patinagem, ginástica e polo aquático, a DGS recomenda a realização de um teste 48 horas antes da competição.