A Associação de Futebol de Aveiro reformulou os campeonatos de futebol e futsal de seniores, permitindo a promoção imediata de clubes em lugares de subida à data de suspensão dos campeonatos e sem descidas de divisão.
«Permitir a subida aos clubes que, à data da suspensão, se encontravam em lugares de subida, traz menores impactos financeiros e maior objectividade nas decisões, para além de um mínimo de justiça desportiva possível», afirmou o presidente da AFA, Arménio Pinho.
As medidas foram apresentadas aos clubes na noite de quinta-feira, através de videochamada, sendo que no futebol a “estratégia futura foi pensada a três anos” e o futsal vai ter “um ano de transição”, depois da suspensão dos campeonatos.
Nos dois principais escalões, o número de equipas passa agora a ser de 22, com a ascensão de quatro clubes da divisão inferior em posição de subida e passam a ser divididos em duas séries, Norte e Sul.
O último escalão passará a ser disputado por 28 clubes. No futuro e na principal divisão, «os quatro primeiros de cada série avançam em conjunto e com metade dos pontos para a fase de apuramento de campeão, enquanto os restantes vão disputar a fase de manutenção, para a qual transitam com os pontos somados na primeira fase, mas mantendo-se nas mesmas séries».
Na divisão de honra, serão promovidos os dois primeiros classificados de cada série, enquanto os dois últimos serão relegados.
O mesmo método de subida vai ser usado no último escalão, subindo os dois primeiros classificados e o vencedor do jogo que vai opor os terceiros classificados, a realizar em campo neutro.