Agostinho chegou ao Torcatense na época na época de 2015/16 e por lá se manteve até aos dias de hoje. O central, de 34 anos, diz que a equipa sofreu uma forte remodelação, mas mesmo assim tinha qualidade para «fazer melhor» no campeonato da Pro-Nacional, onde ocupava um tranquilo 7.º lugar, com 36 pontos conquistados nas 26 jornadas.
Como é que está a lidar com esta pandemia?
Com a apreensão, ansiedade e angústia de quem está a experienciar uma pandemia e toda a sua conjectura desfavorável, mas com o positivismo e expectativa de que tudo vai correr bem.
O plantel do Torcatense encontra-se todo bem?
Sim. Como a maioria dos plantéis, temos um grupo no Whatsapp, e felizmente todos e suas respectivas famílias, encontram-se bem de saúde.
E você está a trabalhar ou em quarentena?
Estou a trabalhar, felizmente a minha empresa não parou.
Tem sido difícil este tempo sem futebol?
Na minha opinião, a este nível, a maioria joga por prazer. Sendo assim, e incluindo-me eu neste grupo, o futebol faz falta. É realmente um prazer.
As saudades já apertam?
Já se fazem sentir.. e muito!
Este longo tempo de paragem pode prejudicar a planificação da próxima época?
Creio, pelo que me foi dado a conhecer, que os clubes já se estão a preparar para a próxima época. Nesse sentido terão mais tempo de planificação.
- «Não tivemos capacidade para nos intrometermos na luta pela subida»
Que balanço faz da prestação do Torcatense no campeonato?
Como é óbvio, após quatro participações seguidas no campeonato nacional, seria expectável um desempenho acima do demonstrado. Contudo, não podemos descurar o desinvestimento que foi feito na equipa. Na minha opinião, tínhamos um plantel equilibrado e com qualidade, mas não tivemos capacidade para nos intrometermos na luta pela subida.
E individualmente?
Individualmente foi uma época sem grande brilhantismo, mas com regularidade.
- «Foi a decisão mais acertada»
Concorda com a medida tomada pela FPF Futebol e seguida da AF Braga? Ou na sua opinião dos campeonatos deveriam ser concluídos?
Concordo. Mas não vamos ser hipócritas, beneficiou quem estava mais perto de descer e prejudicou quem estava mais perto de subir. Mas teria de ser tomada uma decisão, e na minha óptica, foi a mais acertada.
Na sua opinião qual a melhor equipa do campeonato?
O Taipas.
E o jogador?
Ricardo Soares, do Brito SC e Nené, do Torcatense, destacam-se dos demais.
Para ano mais uma época no Torcatense?
Sei que vou continuar a jogar, mas não sei se será no Torcatense.
O futebol vai mudar depois desta Pandemia?
Creio que irá haver um período de adaptação. Mas acredito que voltará a ser tudo como sempre foi.