Miguel, guarda-redes do Dumiense, é um dos jogadores mais experientes do campeonato da Pró-Nacional. Aos 44 anos continua no activo e na divisão mais competitiva da associação bracarense. O guardião diz que o Dumiense tinha valor para fazer um campeonato «muito melhor» e aprova a decisão da FP Futebol e AF Braga quanto ao encerramento dos campeonatos. O jogador sublinha que foi a atitude «mais sensata».
Como é que os jogadores, e no seu caso em particular, estão a ligar com esta pandemia?
Toda gente está a viver com receio e apreensão, mesmo derivado à minha profissão que ando todos os dias a distribuir, carne nos talhos e supermercado, mas vamos vencer esta batalha
Vai ser uma longa paragem. Isso pode prejudicar a próxima época?
Penso que sim porque estamos a falar de jogadores amadores e se tudo correr bem vamos estar parados perto de 6 meses, é muito tempo
Acha que o futebol distrital não voltará a ser o mesmo?
Acho que no futebol como na vida social haverá muitas diferenças, vai ser o antes e o depois, penso que vai haver muitas diferenças.
Concorda com a decisão da FP Futebol e seguida pela AF Braga. Ou pensa que haveria outra solução?
Claramente que esta questão iria ser sempre criar discórdia. Se me perguntar, claramente que queria acabar o campeonato dentro das quatro linhas. Mas também faço esta pergunta a todos que são contra esta decisão. Na melhor das hipóteses iríamos recomeçar o campeonato em Junho. Vocês acham que os jogadores amadores estariam em condições físicas e psicológicas para acabar o resto do campeonato? Na minha opinião foi a decisão mais sensata!
Preferia ter terminado a época?
Sim, sem dúvida
- «Este campeonato da Pró-Nacional é muito competitivo»
Que balanço faz do campeonato a nível colectivo?
A nossa equipa ao valor individual que tem fez um campeonato abaixo das nossas expectativas.
E individual?
Também foi abaixo das minhas expectativas, visto que não fiz nenhum jogo para o campeonato. Na Taça estava a jogar.
O campeonato foi competitivo? Nivelado por cima?
Este campeonato da Pró-Nacional é muito competitivo. Não há jogos fáceis e há sempre surpresas todos os fins-de-semana. Mesmo as equipas teoricamente mais forte sentem sempre muitas dificuldades em ganhar isto quando não perdem pontos. Na minha opinião está nivelado por cima.
- «Vamos estar mais atento a pequenos pormenores»
Está a ser difícil viver sem futebol?
Claramente que sim, mas com este problema toda a gente também começa a valorizar outras pequenas coisas que não valorizava ou nem reparava porque só pensavas no futebol. A partir de agora vais estar mais atento a pequenos pormenores.
E para o ano….
Tenho 44 anos, claramente que não foi assim que pensei na minha despedida. Vou aguardar e ver o que aparece e depois tomarei uma decisão.